domingo, 8 de fevereiro de 2015

Secretaria de Segurança do MA atua fortemente no combate à criminalidade

Compartilhar


CN1. com informações da SSP/MA

Domingo, 08 de fevereiro de 2015


Foto: Gilson Teixeira
A segurança pública no estado do Maranhão tem sido tratada com seriedade e comprometimento pelo atual governo. O titular da pasta, Jefferson Portela, tem fomentado ações para reverter a situação de caos instalado na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em gestões anteriores, com total apoio do governador Flávio Dino.
O cenário de abandono e desordem encontrado na SSP vem sendo modificado progressivamente na atuação enérgica da atual gestão. “Assim que tomamos posse constatamos uma situação administrativa caótica. Muitas obras em andamento sem previsão de conclusão; pagamentos atrasados de funcionários e de fornecedores; atrasos também nas contas de telefone, combustível, e em contratos diversos. Repassamos esses fatos ao novo governo, que determinou que fossem feitos esses pagamentos. Não vamos permitir isso na nossa gestão. Queremos que a administração pública honre seus compromissos” enfatizou Jefferson Portela.
Nesse início de governo há muito a se comemorar na segurança pública. As ações desencadeadas diariamente pelas forças policiais estaduais tem desbaratado quadrilhas de criminosos e efetuado diversas prisões. “Logo nas duas primeiras semanas ultrapassamos a faixa de mais de cem prisões. Também foi apreendida uma grande quantidade de armas de fogo; o que é muito importante, porque desarmamos a marginalidade e evitamos a prática de crimes contra a vida e contra o patrimônio com esse tipo de armamento. A ação efetiva da polícia tem retirado criminosos de circulação” frisou Portela.
Todos esses resultados são frutos de um sistema unido que trabalha incansavelmente em prol de um bem comum.  “Nós alcançamos um nível de integração muito mais rápido do que eu imaginava. A articulação hoje existente entre as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros vão da área dos comandos até as linhas de trabalho nas ruas. Nós vimos uma integração muito forte, inclusive avançando para outras instituições, como a Guarda Municipal de São Luís e de São José de Ribamar, esta inclusive com curso a ser realizado na Academia de Polícia Civil” pontuou Jeferson Portela.
Outra conduta de destaque adotada pela SSP tem sido a retirada dos policiais da ativa de serviços administrativos para a atuação nas ruas de São Luís. De acordo com o secretário de segurança, isso vai ser corrigido ainda mais, porque haverá um seletivo para colocar nas atividades administrativas policiais reformados. Liberando assim, 100% dos policiais da ativa para atuarem fortemente nas ruas. 
Ações
A SSP vai dar continuidade às obras que estão paralisadas e partir para a conclusão das mesmas. Foi anunciado pelo governador Flávio a convocação dos excedentes do concurso das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros para o próximo mês. Essa medida vai redimensionar e intensificar as ações de segurança pública.
Será lançado o Pacto pela Vida, que vai abranger seis secretarias de estado, sob a gestão do governador. Haverá um comitê que se reunirá toda a semana com os gestores dessas secretarias e dirigentes das corporações policiais. O núcleo gestor se reunirá para avaliar as metas alcançadas, tendo por objetivo central a diminuição de crimes e da violência, com foco na redução de homicídios e de tráfico de drogas.
Segundo Jefferson Portela, será reestabelecida uma parceria mais forte com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), para que se ampare as polícias estaduais com materiais necessários e cursos de formação. Será realizado também o Colóquio Nacional de Segurança Pública, que vai contar com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da secretária nacional da Segurança Pública, Regina Miki. O evento tem por objetivo a celebração de vários convênios.
Todas essas medidas visam contribuir com a redução da criminalidade no estado do Maranhão. “A nossa meta é trabalhar para alcançarmos esses índices mais baixos, e isso se dá através de várias ações. Vamos dar força operacional às policiais para que alcancem isso. O papel da SSP é gerar condições estruturantes para as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros. Essa é a bandeira central. Enquanto estivermos aqui, teremos o enfoque na gestão voltada para a redução de índices de crime e permitir que a sociedade exerça o controle social sobre essas estatísticas de criminalidade. É direito da população ser informada e poder interferir nesse controle social sobre a violência” ressaltou o secretário.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: