terça-feira, 28 de abril de 2015

Saúde de Mata Roma ganhou um prêmio? Como assim?

Compartilhar
Cada uma que a gente vê... Recentemente foi divulgado em um blog local, com muita empolgação, que a Saúde de Mata Roma estaria entre as 50 melhores do Brasil (existem 5.570 municípios em todo o País), recebendo, inclusive um prêmio, um certo “Inovar 2015”.

 
 Seria louvável, não fosse o fato de que o referido prêmio nem é reconhecida pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde – CONASEMS. Seria louvável, se o prêmio fosse dado pelo próprio Ministério da Saúde. Seria louvável se o município de Mata Roma não fosse um dos 20 do Brasil que tiveram suspensa a transferência de incentivos financeiros referentes às Equipes da Estratégia Saúde da Família, por conta de irregularidades detectadas pela Controladoria Geral da União – CGU.


e-mail enviado aos secretários, oferecendo "pacotes" para participar do evento.
Pra quem não sabe, que fique sabendo. De acordo com Portaria N° 2.578, de 20 de novembro de 2014, Mata Roma teve os recursos de quatro equipes de Saúde suspensos, sendo duas de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal (ver recorte abaixo).


Não tem nada de melhor secretário ou melhor Saúde nessa história de “Inovar 2015”. Para receber este prêmio de fachada, basta pagar (com o nosso dinheiro). Qualquer um pode participar. É só confirmar os vários e-mails que eles enviam aos secretários.

É assim:  a empresa que organiza o evento para a entrega deste prêmio, envia um e-mail para todos os secretários municipais de Saúde e, aqueles que se interessarem e confirmarem a participação na solenidade, basta pagar uma “taxazinha” e pimba: Vai ao Rio de Janeiro e curte, digo participa do evento, tira algumas fotos, dá entrevistas e espalha na mídia de sua cidade e região, dizendo que foi escolhido. E a empresa organizadora do evento ainda dá uma ajudazinha na divulgação. Olha o que eles dizem no e-mail enviado aos secretários: “Vossa Senhoria, que receberá o prêmio “Inovar 2015” será o exemplo de gestor que apresentaremos a todos os participantes. Mole, né?

No caso deste prêmio, foi cobrado o valor de R$ 1.645,00 por pessoa, num “pacote especial” que inclui hospedagem de 3 dias em um dos melhores hotéis do Rio de Janeiro. Show de bola.

PRÊMIO PARA CHAPADINHA


O verdadeiro reconhecimento é este que Chapadinha está recebendo do Governo Federal. O município é um dos 22 pré-selecionados, por terem sido considerados aptos a receber o curso de Medicina. Este sim, é um prêmio que qualquer município do Brasil gostaria de receber, mas nem todos conseguem, porque a Saúde está doente.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: