quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Feriado fecha agências bancárias nesta sexta-feira

Compartilhar

Quinta-Feira, 27 de agosto de 2015

Nesta sexta-feira toda rede bancária estará de portas fechadas em razão do feriado estadual do Dia do Bancário. As agências só voltam a funcionar na próxima segunda-feira, dia 31.

Como consta na Lei de n° 10.100 de 2014, sancionada pela ex-governadora do Estado do Maranhão, Roseana Sarney, o feriado estadual é estabelecido para toda classe bancária do estado.

A lei partiu do projeto do ex-presidente da SEEB-MA, Bira do Pindaré, que agora é atual Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, determina que no dia 28 de agosto, é feriado em todo o território maranhense, para os bancários da rede estadual. Tendo em vista sobre esse fato, os bancos do estado não abrirão suas portas nesta sexta-feira.

Contas de água, telefone, energia e outros, além de carnês, vencidos nesta data, poderão ser pagos na segunda-feira sem nenhum acréscimo. Os clientes têm opções de agendar seus pagamentos das contas de consumo, ou pagá-las nos caixas automáticos, mas somente as que apresentarem o código de barras. Assim como boletos bancários de clientes cadastrados e sacados eletrônicos poderão, também, ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA). Os caixas eletrônicos e internet banking funcionarão normalmente mesmo no feriado.

O Dia do Bancário
Para entender melhor sobre a escolha dessa data, foi exatamente no dia 28 de agosto de 1951, que os funcionários dos bancos do estado de São Paulo decretaram greve, reivindicando 40% de reajuste, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço além de melhorias nas condições de trabalho. Tendo mobilização nacional.

A greve durou 69 dias, enfrentando repressão do Departamento de Ordem Política Social (DOPS) que causou demissão de centenas de funcionários. Entretanto, no dia 05 de novembro de 1951 a justiça concedeu um reajuste de 31%, dando fim à paralisação.

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: