sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Unidade Regional da Aged/Chapadinha em São Bernardo realiza fiscalização durante vaquejada, em Magalhães de Almeida-MA

Compartilhar

Por CN1/Luiz Carlos Jr.

Sexta-Feira, 14 de agosto de 2015

Equipe de fiscalização da Unidade Regional da Aged/Chapadinha
A Unidade Regional da Agência de Defesa Agropecuária de Chapadinha, através da Aged em São Bernardo do Maranhão, realizou nos dias 07, 08 e 09 de agosto,  fiscalização durante  a 2ª vaquejada legal do parque Haras Isabella Carvalho em Magalhães de Almeida. 

A equipe de fiscalização  foi composta por Francisco Alberto Moraes (fiscal), Elvis Teles de Araújo (Médico) e pelos técnicos Victor Hugo, Dinamara Amaro e Maria Raimunda Lima com apoio da Policia Militar de São Bernardo. 



Durante esse período,  a equipe  da Aged, realizou uma fiscalização rigorosa tais como: regularidade no porte da documentação zoossanitária dos animais que participaram do evento; a apresentação da GTA (Guia de Trânsito Animal), para permissão da entrada no parque,  acompanhada dos exames negativos para AIE (Anemia Infecciosa Equina) e Mormo (Zoonose), além da comprovação da vacinação contra Influenza Equina para equinos. 



Para bovinos além da GTA, a obrigatoriedade da vacinação contra Febre Aftosa e contra Brucelose (bezerras de 3 a 8 meses). Desta forma, evita – se a propagação destas enfermidades, proporcionando a saúde e o bem-estar animal, assim como da sociedade em geral, uma vez que algumas têm caráter zoonótico, conforme determina a legislação vigente no estado.

Durante as atividades do Parque de Vaquejada, a Aged constatou que durante as atividades,  o bem está animal foi proporcionado, pela presença de áreas arborizadas, fornecimento abundante de água, tanto para banho (eqüinos e bovinos) quanto para beber.

De acordo com Chefe da Regional da Aged/Chapadinha, Carlos Henrique Marques, a Aged, tem intensificado as ações de vigilância em aglomerações do tipo vaquejada na região do Baixo Paranaíba. Essas ações segundo Dr. Carlos Henrique, visam o aumento no número de exames de anemia e mormo para identificação e eliminação de equinos positivos.










Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: