segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Prefeitos e Prefeitas do Maranhão farão Ato público contra a crise nos municípios nesta terça (22)

Compartilhar


O prefeito de Brejo (Omar Furtado) e a prefeita de Chapadinha (Ducilene Belezinha), estarão na BR-135 para chamar a atenção da sociedade para a queda de recursos nas cidades.

Portal CN1

Segunda-Feira, 21 de dezembro de 2015

Trecho da BR-135, sobre a Ponte do Estreito dos Mosquitos

Prefeitos e prefeitas de várias regiões do Estado realizarão, nesta terça-feira (22), ato público que visa chamar a atenção da sociedade para a situação de crise financeira vivida pelos municípios maranhenses.
A mobilização inédita acontece a partir das 8h na BR-135 (próximo a Ponte do Estreito dos Mosquitos), rodovia federal que dá acesso a capital São Luís.
Neste dia, prefeituras do Maranhão deverão fechar as portas – somente os serviços essenciais irão funcionar – também como forma de protestar contra a crise financeira que está penalizando as cidades.
Recursos - Informações da Secretaria do Tesouro Nacional revelam que as Prefeituras maranhenses irão encerrar o ano com uma perda de aproximadamente R$ 195 milhões de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repassado pelo Governo Federal.
No primeiro decênio do FPM deste mês de dezembro foi registrado déficit de 25,17% nos repasses em relação ao mesmo mês de 2014. Para janeiro de 2016, é esperado forte impacto negativo de 17,2%.
Durante o ato, os gestores irão apresentar dados que mostram as dificuldades pelas quais as administrações municipais estão passando para manter os serviços públicos em dias e executar novos.
Além da queda de recursos do FPM, prefeitos e prefeitas deverão abordar outros assuntos que, de acordo com eles, estão dificultando as gestões, dentre eles o subfinanciamento dos programas federais e judicialização das administrações municipais.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: