quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Desenvolvimento: Plano de Saneamento Básico de Chapadinha é concluído e debatido em Conferência

Compartilhar

Do Portal CN1
Fotos: Kim Pereira

Quinta-Feira, 25 de fevereiro de 2016

Apresentação do Plano de Saneamento Básico
A prefeitura de Chapadinha, segue dando continuidade  ao desenvolvimento do município. Nesta quarta-feira (24), foi realizada no auditório da prefeitura, mais uma etapa da Conferência Municipal do Plano Saneamento Básico  da cidade. 

O município de Chapadinha, é um dos poucos do Brasil e do Maranhão  que segue o que  determina a Lei de Saneamento, nº 11.445/2007, e que estabelece diretrizes nacionais e política federal de saneamento Básico.

Participaram do evento, estudantes, universitários, entidades não governamentais, sindicatos, associações, representantes do executivo, legislativo, judiciário, igrejas e outros seguimentos da sociedade chapadinhense.


Antes da apresentação do plano, a prefeita Ducilene Belezinha fez uma explanação das dificuldades em se desenvolver um plano tão importante como este, e que mesmo assim, vem cumprindo  o que determina a lei de saneamento.

Durante a apresentação do Plano de Saneamento, o Dr. Renato Borralho (representante da Empresa Gestão Ambiental), responsável pela entrega da última etapa do documento, explicou, que o plano atende às diretrizes do Governo Federal, através  do Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades.

Aluísio Santos, Sec. Municipal de Infraestrutura
Padre Casemiro
De acordo com informações do Blog do Valdivan Alves,  Renato Borralho, explicou ainda que, o plano norteará as ações para o desenvolvimento do saneamento básico no município, sendo possível elaborar projetos específicos e estudos que apontem as demandas de cada eixo do saneamento básico. Ainda segundo ele, Chapadinha está entre os municípios Maranhenses que já concluíram o plano. 

Dr. Renato Borralho
O Plano apresentado, contemplam  áreas de abastecimento d’água, drenagem urbana e esgotamento sanitário para as zonas urbana e rural do município. O manejo dos resíduos sólidos, serviços de limpeza pública e coleta de resíduos domiciliares também constam nas estratégias e ações do plano.

Com a aprovação do Plano de Saneamento, o  município poderá buscar recursos  junto ao Governo Federal ou através de parcerias privadas.

George Gomes, Sec. de Meio Ambiente
Dr. Carlos Borromeu, Recursos Hídricos 

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: