quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Secretário de Segurança Jefferson Portela Inaugura o Instituto de Genética Forense no MA

Compartilhar

Quinta-Feira, 27 de outubro de 2016

Solenidade de Inauguração do IGF
Foto: Nilson Figueiredo

A Secretaria de Segurança Pública inaugurou na tarde desta terça-feira (25), por volta das 15hs, o Instituto de Genética Forense (IGF), objetivando na realização de materiais a serem analisadas por técnicas de última tecnologia, com a priore de identificar o perfil genético, resultando na identificação de materiais e pessoas, levando a investigação na elucidação de crimes nas diversas áreas. Com a inauguração do IGF, há um ganho no tempo resposta e na quantidade de materiais processados, e ainda na qualidade dos resultados.

O IGF é um instituto que trabalha com as técnicas de Biologia Molecular e Genética Forense, na materialidade do crime e na análise dos vestígios coletados em locais de crimes, para obtenção do perfil genético desse material, no intuito de estabelecer se há um perfil genético de uma vítima, de um agressor no sentido de materializar esse crime. O IGF receberá amostras de casos de violência sexual, casos para identificação humana, quando não é possível ser feita esta identificação mediante a impressão digital e a arcada dentária, casos envolvendo a paternidade criminal, oriundas de uma violência sexual. Essas amostras podem ser inseridas nos perfis genéticos das amostras, num banco de perfis genéticos, quando há suspeitas de serem oriundas de um suspeito a ser confrontada essa busca nacional e estadual.

Peritos Criminais
 Foto: Nilson Figueiredo
As análises dos materiais genéticos encaminhados do IML, do ICRIM, do CPTC e da autoridade policial, tipo uma faca, uma camisa, um preservativo, ou até um fragmento de osso, com o objetivo de estabelecer um perfil genético desta amostra. Através desta análise, desse perfil genético, pode conseguir obter a autoria do crime. 

A Superintendência de Polícia Técnica Científica coordenada pelo superintendente Miguel Alves, e tendo como diretora do IGF, a perita criminal Christiane Pinto Cutrim resolve um problema antigo, onde na maioria das amostras coletadas eram enviadas para outros Estados, atrasando assim na agilidade das investigações. O IGF que conta com uma equipe de 05 Perítos Criminais, onde realizarão o confronto de vestígios dos materiais coletados nos locais de crimes ajudando assim nas elucidações dos crimes.

Outro ponto crucial, é que antes se levavam duas semanas, levando cinco casos, que é o tempo médio na elaboração do laudo, mas agora, realizando em casa, não tendo a necessidade de viajar, e trabalhando com equipamentos de última geração, com robôs com alta sensibilidade, trabalhando dentro da perspectiva de otimizar esse resultado, com certeza há ganho na quantidade de materiais processados, no tempo e na qualidade dos resultados.

Foto: Nilson Teixeira
Durante a inauguração, o secretário de segurança pública Jefferson Portela repassou que “Hoje com a inauguração do IGF houve um salto para a investigação criminal. Adquirimos equipamentos de alto desempenho, onde o Poder Judiciário receberá provas contundentes para a decisão da Justiça. Agradecemos o governador Flávio Dino, por mais este aporte ao Sistema de segurança pública. O Governador Flávio Dino ponderou que “Quando realizamos este tipo de investimento visamos o coletivo, e esta ação é um grande salto no exercício da modernização do Estado. Muitos dos casos examinados serão contra mulheres e contra a vida, mas com a inauguração do IGF, estamos diminuindo os problemas de morosidade do poder público, que vão inibindo com as ações e investimentos no atendimento ao público”, finalizou o governador.

O superintendente da SPTC Miguel Alves informou que “A inauguração do IGF é um coroamento de um trabalho iniciado a longa data, em que os peritos se dedicavam a capacitação e especialização e aguardavam por parte do Estado o oferecimento de uma estrutura de trabalho, pois deste da formação da equipe de transição, de dezembro de 2014, o secretário Jefferson Portela nos autorizou que colocássemos como pauta, a criação do IGF, além de outras demandas na área pericial. Em maio de 2015, com a lei de 10.238, que reorganizou a estrutura da Polícia Civil, o IGF foi criado legalmente e partimos para a sua execução efetiva do seu funcionamento, onde finalizamos todo um ciclo com os melhores peritos em genética do país, capacitando os nossos peritos criminais”.

Estabelecendo autorias de crimes pelo DNA


Inauguração do Governador Flávio Dino na inauguração do Instituto de Genética Forense do Brasil. Foto: Gilson Teixeira
A perita criminal Christiane Cutrim repassou acerca da coleta compulsória dos condenados por crimes hediondos, os quais devem ceder os materiais compulsoriamente, para que sejam inseridos num banco de perfis genéticos e ser comparados com estes vestígios que também são inseridos e deste modo é possível estabelecer uma autoria de crime, nacional e internacional” pontuou. A Perita Christiane Cutrim disse ainda, que a nossa análise é na obtenção do perfil genético de amostra, que trabalha com DNA. As análises eram realizadas em outros laboratórios de Genética Forense, com a parceria de outros estados, sendo que os peritos daqui pegavam estas amostras, esses casos, levavam até esses estados, sendo feitas as analises desse material, e o laudo em conjunto, em parceria com os peritos do Maranhão, e os peritos dos laboratórios parceiros.

Por Mauro Wagner/ASCOM SSP-MA, com edição Portal CN1

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: