segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Prefeito Alberto Rocha e equipe da educação de Santa Quitéria participam do 1º CAFÉ DME’s, “Oficinas Informativas"

Compartilhar


Segunda-Feira, 30 de janeiro de 2017


Na última quinta-feira, (26), a equipe da educação de Santa Quitéria, Deyvison Lisboa, Conceição Azevedo, juntamente com o secretário de educação, prof. José Augusto, participando do 1º CAFÉ DME’s, “Oficinas Informativas”, que aconteceu auditório da UEMA- Net, em São Luis, de 23 a 26, promovido pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME .

Com o objetivo de acolher e recepcionar os novos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão, bem como, discutir os principais assuntos relacionados a Educação Pública Municipal, onde foi possível identificar dúvidas, esclarecer dificuldades e orientar os DME’s nesse início da Gestão Pública Municipal Educacional.

Com a seguinte programação: Apresentação da UNDIME-MA, Agenda dos 100 primeiros dias do DME, CONVIVA, Censo Escolar, SIMEC, PAR, SIOPE, PDDE, PCR, PME e PNAIC.

Deyvison Lisboa que é um dos nossos técnicos da SEMED de Santa Quitéria, realizou palestra sobre o Programa de Ações Articuladas – PAR.

Na Sexta-feira, (27), o governo do Maranhão através da SEDUC, realizou no auditório do Palácio Henrique de La Rocque o “ ENCONTRO COM SECRETARIOS MUNICIPAIS, onde mais uma vez a nossa equipe se fez presente e contou com a presença do nosso prefeito Alberto Rocha.

O evento teve a parceria da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA) e proporcionou a discussão sobre temas como: transporte escolar, Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Estadual de Educação (PEE), calendário escolar, termo de cooperação com os municípios, regularização de fluxo escolar, Bolsa Família, alfabetização, estrutura das redes municipais de educação, convênios, assessoria técnico-pedagógica com formação dos professores, dentre outros. Durante a tarde, os gestores puderam esclarecer dúvidas com atendimento individual, que foi realizado na sede da Seduc.

O prefeito Alberto Rocha, juntamente com seu secretário de educação e toda sua receberam atendimento individualizado na SEDUC e foi possível tratar assuntos importantes, como por exemplo, a construção de três escolas, através do programa do governo estadual, Escola Digna, que substituirão barracões nas comunidades de Barra do Sitio II, povoado Capão e povoado Taboca. As obras já estão sendo licitadas e provavelmente em Março serão iniciadas.

Além dessas três escolas, o prefeito Alberto Rocha, junta com o secretário de educação e sua equipe técnica, pretendem conseguir mais quatro escolas para zona rural e fazer reformas em algumas escolas da rede através da parceria com o governo do.

Uma outra questão importante, o transporte escola, onde Santa Quitéria irá fazer sua adesão ao Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Estado do Maranhão – PEATE. O peate tem um caráter complementar do PNATE.

Sobre esse assunto, formos recebidos pelo Superintendente de Suporte Escolar, dr. Sergio. O objetivo principal do encontro promovido pelo governo do estado e do secretário estadual de educação, Felipe Camarão, foi a questão do IDEB que precisa melhor no estado e, a parceria entre estado e municípios para que os objetivos sejam alcançados.


Semed/Santa Quitéria, edição Portal CN1 
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: