segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Professor se apresenta e é preso por comandar quadrilha que fraudava concursos públicos no Piauí

Compartilhar

Segunda-Feira, 16  de janeiro de 2017

Delegado Kleidson Ferreira
O professor da rede estadual Cristian Santiago, de 40 anos, apontado como líder de uma quadrilha especializada em fraude de concursos no Estado do Piauí, apresentou-se  ao 7 º distrito de Polícia Civil, que tem como titular o delegado Carlos Jorge, na manhã desta segunda-feira (16).

Ao se apresentar, Cristian foi preso e encaminhado imediatamente para o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), que presidiu o inquérito que indiciou 73 pessoas por envolvimento na fraude.

"O Cristhian foi ouvido agora pela manhã e as provas dos autos apontam que ele é um dos líderes da quadrilha. E ele não está envolvido apenas no concurso do Corpo de Bombeiros, temos provas de seu envolvimento na fraude do concurso do Tribunal de Justiça e a suspeita de atuação dessa quadrilha liderada por ele desde 2014", relatou o delegado Kleidson Ferreira

No caso específico do concurso do Corpo de Bombeiros, Cristhian teve acesso a prova dois dias antes do certame de acordo com o Greco, e repassou aos demais envolvidos na fraude. Mas ainda segundo a Polícia atuação do professor também acontecia através de pessoas que eram contratadas para realizar as provas e repassar os resultados, ou até mesmo através de celular.

De acordo com o delegado, das 30 pessoas presas em novembro por envolvimento na fraude, somente dez tiveram a prisão preventiva decretada e continuam a disposição da Justiça. O inquérito foi concluído no dia 26 de novembro e Cristhian já havia sido indiciado por organização criminosa e fraude de certame de interesse público.

"Em seu depoimento ele se reservou o direito de permanecer em silêncio e esteve acompanhado a todo o momento do advogado. Pelo menos outras cinco pessoas presas na época do concurso fazem parte da mesma associação criminosa", completou o delegado.


Do site Cidade Verde, edição Portal CN1
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: