quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Novo tratamento para câncer na medula é aprovado pela Anvisa

Compartilhar

Quarta-Feira, 01 de fevereiro  de 2017

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária registrou na segunda-feira (30) um novo medicamento para o tratamento do câncer, o Dalinvi. O remédio foi aprovado para o tratamento do mieloma múltiplo, câncer que tem início na medula óssea.

Em quem sofre da doença os plasmócitos, células que normalmente produzem anticorpos, tornam-se malignos, atingindo as outras células do corpo e até os ossos. O remédio deve ser tomado segundo duas indicações terapêuticas específicas, sendo em pacientes que receberam pelo menos um tratamento prévio, em combinação com outras duas substâncias, bortezomibe e dexametasona; ou em pacientes que receberam pelo menos três linhas de tratamento prévio, com monoterapia, ou seja, uso apenas do medicamento.

Doação de medula

Para pacientes com mieloma múltiplo com bom estado geral de saúde também é comum usar como tratamento o transplante de células tronco, presentes na medula óssea. Com o processo, a medula óssea doente é substituída por novas células-tronco saudáveis.

No Maranhão, é possível doar medula óssea apresentando-se no  Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão,  no bairro Jordoa, de segunda à sexta, entre 8h e 18h, e no sábado, das 8h às 12h. Podem doar homens e mulheres entre 18 e 55 anos, com boa saúde e não portadores de doenças incapacitantes ou infecciosas.

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: