sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Deputado Levi Homenageia Pontes de Aguiar por seus 90 Anos de Vida

Compartilhar

Sexta-Feira, 25  agosto de 2017


Durante a sessão plenária desta quinta-feira, 24, o deputado Levi Pontes / PC do B, homenageou seu pai, o ex-deputado Antonio Pontes de Aguiar, em discurso da Tribuna da Assembleia, pela passagem de aniversário de 90 anos que se completam no sábado  dia 26 de agosto. 

“Hoje ocupo a esta tribuna por um motivo dos mais especiais para mim. Nesta data quero destacar o dia 26 de agosto de 2017, data em que meu querido pai, ex-deputado Antonio Pontes de Aguiar chega aos seus 90 anos de idade. Comemorar os 90 anos de Pontes de Aguiar é momento para ir além do sentimento familiar e lembrar da trajetória de homem público com 46 anos de mandatos eletivos e mais de seis décadas de atuação política”, destacou Levi.


Levi Pontes também falou da história política de Pontes de Aguiar. “Vindo do estado do Ceará, constituiu família e prosperou como comerciante em Chapadinha até se tornar um dos maiores empresários da Região do Baixo Parnaíba”, lembrou. “Inconformado com a precariedade da vida das pessoas, com a carência de tudo, contra a concentração de poder dos antigos chefes políticos e incentivado pelo povo, entrou para a política se elegendo vereador no ano de 1962”, prosseguiu o parlamentar.

“Depois de vereador, demonstrando liderança, articulação política e excelente relação com o povo, foi eleito prefeito de Chapadinha em 1965. Numa época de poucos recursos financeiros e minguados repasses federais conseguiu impactar Chapadinha com obras de infraestrutura de ruas, calçamentos, construções de escolas ainda em funcionamento e teve a visão de cuidar da saúde do povo inaugurando o Hospital Antonio Pontes de Aguiar, em 1968, e que até hoje é a principal Casa de Saúde da região atendendo na área de urgência e emergência cerca de 20 municípios como unidade de referência do Sistema Único de Saúde para mais de 400 mil maranhenses”.

7 Vezes Deputado
“Como fruto de seu desempenho na prefeitura se elegeu deputado em 1970 e na sequencia passou 7 legislaturas representando a população do Baixo Parnaíba e o povo do Maranhão. Após longa militância política ainda foi eleito vereador de Chapadinha com grande votação em 2004, ocasião em que foi presidente da câmara até 2008 quando encerrou sua carreira”, contou.

“Após 2008, mesmo sem mandato, participou como líder e conselheiro político de diversas campanhas, incluindo a última disputa estadual, sendo entusiasta militante da jornada vencedora deste parlamentar e do governador Flávio Dino em 2014”, completou Levi.

Levi fez questão ainda de ressaltar a simplicidade e ligação de Pontes de Aguiar com o povo. “Ele entrou para a política falando a linguagem do povo, defendendo o povo, lutando pelo povo, mantendo a simplicidade e a humildade em todos os postos elevados que ocupou. Por jamais ter esquecido sua gente e seus amigos Antonio Pontes teve uma carreira política vitoriosa e tão duradoura quanto proveitosa para os cidadãos que ele teve a honra de representar”.

Emoção e Legado
Emocionado Levi de sua relação com o pai e de representar seu legado. “Muito temos a comemorar em família a benção de meu pai chegar aos 90 anos e mais ainda tenho a dizer a ele pessoalmente sobre nosso convívio, que muitas vezes foge dos limites da relação de pai e filho, chegando às raias da amizade intima, atemporal e fraterna, mas esse registro oficial que faço agora encaro como uma obrigação política de homenagear uma das personalidades públicas mais importantes para a região que represento e porque não dizer para todo o Estado do Maranhão”.     

“Chegar aos 90 anos mantendo a lucidez, apesar das marcas do tempo, é a felicidade que temos tido. Seguir seu exemplo de retidão como homem público, como profissional e sobre tudo como cidadão e pai de família é algo busco no dia-dia. Honrar seu legado como parlamentar é para mim uma obrigação imperativa. Me esforçar ao máximo para representar o povo com dedicação e humildade é meta que me imponho. Fazer do meu mandato o mais benéfico e propulsor de políticas públicas, obras e ações de grande alcance social, perseguindo os passos e o legado de Antonio Pontes de Aguiar é o que dá sentido à minha presença nesta Assembleia Legislativa e por isso peço a Deus mais saúde e longevidade ao nosso querido e velho Pontes de Aguiar” finalizou o deputado Levi, que foi aparteado por vários colegas deputados que fizeram questão de render homenagem a Antonio Pontes de Aguiar. 
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: