quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

“Eu agradeço ao Flávio Dino por acreditar em pessoas”, diz estudante ao voltar do Cidadão do Mundo

Compartilhar

Quarta-Feira, 17  de janeiro de 2018

“Eu agradeço ao governador Flávio Dino por acreditar em pessoas, porque é muito fácil você acreditar em uma obra, em uma construção, mas acreditar em pessoas é difícil porque não depende só de achar que um engenheiro vai ser bom e vai dar tudo certo. Ele acreditou em pessoas e nos deu essa oportunidade.” Foi assim que a universitária Ellien Vanessa Barbosa, que retornou depois de três meses estudando espanhol em Madri, resumiu a oportunidade de participar do programa Cidadão do Mundo.

Ela faz parte dos 80 estudantes maranhenses recepcionados nesta segunda-feira (15) pelo governador Flávio Dino depois de regressarem do Canadá, Estados Unidos, África do Sul e Espanha, onde se aperfeiçoaram em um novo idioma. 


“Já são centenas de alunos de várias instituições que participaram, mostrando que é um programa consolidado, vitorioso, com excelentes resultados porque aponta perspectivas diferentes para esses alunos”, disse o governador. “Mostra uma cultura diferente, além de oferecer o domínio de uma habilidade que é muito importante para a vida acadêmica e para o mundo do trabalho, que é um novo idioma”, acrescentou. 


Com a volta desses estudantes, o Governo do Estado totaliza 235 estudantes enviados para fora do Brasil com todas as despesas custeadas pelo programa Cidadão do Mundo. “É um programa que vai continuar e o nosso desejo é ampliá-lo cada vez mais”, completou o governador Flávio Dino.


“Agora é hora de mudar a realidade”

Nessa terceira edição do programa, 15 estudantes foram para a cidade de Toronto, no Canadá; Boston, nos Estados Unidos; e Cidade do Cabo, na África do Sul, para estudar inglês; 25 foram para a cidade de Madrid, na Espanha, estudar espanhol; e 10 foram para a cidade de Quebec, no Canadá, estudar francês.


Isael Corrêa passou três meses em Toronto: “Foi a realização de um sonho que eu não poderia concretizar sem o Governo do Estado. Eu gosto de dizer que agora é que começa o Cidadão do Mundo porque agora é a hora de mudar a realidade do nosso estado. Agora é a hora de multiplicar tudo que aprendemos lá fora”.


“O Governo do Maranhão está indo na contramão do Governo Federal no sentido de que continua com o fomento de pesquisa. Tivemos recentemente a extinção do Ciências sem Fronteiras [do Governo Federal] e a gente percebe que o Cidadão do Mundo significa, para os jovens maranhenses, uma porta, uma esperança de que o sonho não acabou”, afirmou Isael. 


“O Governo Flávio Dino vem dando continuidade ao sonho de muitos alunos, fazendo com que muitos jovens maranhenses possam viver o seu sonho”, contou o estudante, que retornou ao Maranhão visando o mestrado.


Cidadão do Mundo


O Programa Cidadão do Mundo, criado em 2015, é gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), que juntas oferecem intercâmbio internacional em países cujo idioma pátrio seja o inglês, o espanhol ou o francês.


“É mais um momento histórico para o Maranhão, desta vez, com duas grandes novidades que foram a inclusão da Cidade do Cabo, na África do Sul, e de Madri, na Espanha, dois destinos especiais. África do Sul porque é a terra de Mandela e por marcar a primeira vez que enviamos nossos estudantes para a África. Madri foi uma inciativa do Governo Espanhol, que nos procurou por reconhecer toda a seriedade e o caráter inovador do Cidadão do Mundo”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Davi Telles.


Nova Edição


Além da recepção dos egressos da terceira da etapa do programa, o governador Flávio Dino também assinou a autorização para abertura do edital para a quarta edição do Cidadão do Mundo, que selecionará mais 80 estudantes para o intercâmbio em inglês, espanhol e francês, nos Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Espanha.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: