sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Conjuntivite: Confira as orientações do Dr. Francisco Magalhães, médico oftalmologista do CMAC

Compartilhar

Comum no inverno quando as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados, trata-se de uma inflamação na conjuntiva (branco dos olhos) e pode se manifestar de três formas: alérgicas, virais e bacterianas; sendo as primeiras as mais frequentes.

Causada devido à exposição a um alérgeno, a conjuntivite alérgica não é contagiosa e, em geral, acomete os dois olhos, o tempo de duração da doença é variável e não deixa sequelas. Entre os sintomas, estão: pálpebras inchadas, coceira intensa, lacrimejamento e vermelhidão. 

Já a viral, causada por vírus, é altamente contagiosa (adquirida pelo contato com outra pessoa) e inicia-se em um dos olhos, e depois de alguns dias afeta o outro olho, durando de uma semana a 15 dias. Na maioria dos casos, o causador da doença é o adenovírus, mesmo vírus da gripe comum, portanto, em geral, o paciente com conjuntivite pode estar gripado ou com a imunidade baixa. 

Sensação de areia, corpo estranho nos olhos e forte lacrimejamento são alguns de seus sintomas. O tratamento depende do diagnóstico, mas em geral é feito com soros fisiológicos; em casos virais ou bacterianos, com colírios com antibióticos apropriados.

*Dr.Francisco Magalhães, atende todas às terças-feira no Centro de Medicina Avançada de Chapadinha-MA - CMAC

Marque sua consulta: (98) 99130 7421 | 3471 0990| 1204

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia/Revista Veja Bem































































Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: