domingo, 11 de agosto de 2019

Dia dos Pais: laços afetivos assegurados com ‘Espaço de Vivência’ nas unidades prisionais do MA

Compartilhar

Neste segundo domingo de agosto (11) é celebrado o Dia dos Pais e, em alusão a essa data tão especial, os internos das unidades prisionais do Maranhão puderam estreitar ainda mais os laços afetivos com seus filhos por meio do ‘Espaço de Vivência para Visitação Infantil’. O espaço é fruto do projeto criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

O espaço consiste em um ambiente lúdico, destinado ao público infanto-juvenil, que propicia um local humanizado e pedagógico para que crianças e adolescentes possam visitar seus pais e, ainda, participar de momentos de recreação. Hoje são 31 espaços de vivencia distribuídos unidades prisionais da capital e interior.

As crianças, durante os momentos nos espaço de visitação, possuem assistência, participam de vivências, dinâmicas, atividades pedagógicas, brincadeiras lúdicas, e têm acesso a livros paradidáticos, revistas e brinquedos educativos, tudo acompanhado por equipe técnica formada por psicólogos e assistentes sociais.

“O ambiente foi pensado e criado para que pais e filhos pudessem ter seus vínculos fortalecidos. O local, que proporciona momento de convivência, faz parte dos trabalhos da gestão com foco na humanização da Execução Penal”, afirma o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade.

A convivência com os filhos fortalece os internos a buscarem uma nova vida. “Cadeia é um lugar que, por mais que tenha ocorrido as melhorias, não é bom. Eu me sinto só e quando é dia de visita e vejo meus filhos, me sinto renovado para continuar cumprindo a pena”, comenta o interno.

Em 2015, na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Olho D’Água, o ‘Espaço de Vivência’ foi colocado em prática como um ambiente que integra e fortalece os laços afetivos e familiares das Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) com seus filhos. Antes das instalações adequadas, a socialização entre pais e filhos acontecia em um ambiente considerado vulnerável para as crianças.






Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: