quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Bumba Meu Boi é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Compartilhar

Bumba boi é o carro-chefe de atrações do São João do Maranhão; no detalhe índia dança com o Boi de Axixá — Foto: Divulgação/ Lauro Vasconcelos
O Complexo Cultural do Bumba meu Boi se tornou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O anúncio foi feito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em Bogotá, na Colômbia.

O Bumba Meu Boi agora é o sexto bem brasileiro a integrar a lista internacional junto com a Arte Kusiwa - Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e Roda de Capoeira (2014).

Nesta quarta (11), vários grupos de Bumba Meu Boi se reuniram no centro de São Luís para comemorar o anúncio feito pela Unesco. Brincantes de diversos ritmos fizeram a festa pelo título de Patrimônio da Humanidade.
Brincante de bumba meu boi, uma das brincadeiras típicas do São João do Maranhão — Foto: Aluízio Ribeiro
Bumba meu boi do Maranhão

O Bumba Meu Boi é uma das principais manifestações culturais do Maranhão e recebe destaque pela diversidade dos sotaques durante o festejos de São João. A brincadeira foi reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, sendo considerada um 'Complexo Cultural', por agregar diversos bens associados em uma única manifestação.

Enraizado na cultura religiosa, o bumba meu boi envolve a devoção aos santos juninos São João, São Pedro e São Marçal, que mobilizam promessas e marcam datas comemorativas.

Considerado a mais importante manifestação da cultura popular do Maranhão, o ciclo festivo é dividido em ensaios, batismo do boi, as apresentações públicas ou brincadas, e a morte do boi. É vivenciado pelos brincantes ao longo de todo o ano.

Fonte: G1 Maranhão
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: