terça-feira, 24 de março de 2020

O que é ceratocone? Confira com o Dr. Francisco Magalhães, médico oftalmologista do CMAC

Compartilhar

Ceratocone é um problema em que a córnea fica saliente para fora, aparentando o formato de um cone. O nome provém do grego (keratokonus) que significa literalmente “córnea cone”.

Dr. Francisco Magalhães, atende todas as terças-feiras no Centro de Medicina Avançada de Chapadinha-MA - CMAC. Marque sua consulta: (98) 99130 7421 | 3471 0990| 1204

Sintomas do ceratocone
Não está bem claro porque é que o ceratocone surge em determinados indivíduos, mas, sabemos que provoca sintomas devidos tanto à forma deformada da córnea como à cicatrização que ocorre nos pontos elevados da deformação.

Os sintomas do ceratocone começam geralmente como uma visão desfocada normal que não é muito diferente do desfocado que ocorre nos erros refrativos comuns ou no astigmatismo.

O sintoma mais marcante do ceratocone é imagens fantasma dispersas ao redor de um objeto. Isto pode aparecer também sob a forma de estrias ou distorções por dilatação e é frequentemente acompanhado por sensibilidade a luzes intensas e ocasionais coceiras.

O ceratocone também causa geralmente uma má visão noturna. A visão distorcida ou desfocada é mais acentuada em condições de pouca luz, porque a pupila abre-se para captar mais luz e ao fazê-lo expõe mais da superfície irregular da córnea.

Tratamento do ceratocone
Óculos e lentes de contato gelatinosas normais podem ajudar nos casos mais ligeiros, corrigindo com sucesso problemas de acuidade visual. À medida que a doença avança, são geralmente adaptadas lentes rígidas permeáveis aos gases (RGP) para corrigir a acuidade visual, em parte por se moldarem menos à forma alterada da córnea. As lentes para o ceratocone corrigem os problemas de visão, mas não atrasam o avanço da doença.

À medida que a doença se agrava, lentes de contato especiais e cirurgia tornam-se as opções de correção mais eficazes.






Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: