terça-feira, 10 de março de 2020

Prefeitura e Governo do Estado celebram a entrega da tão sonhada Escola Digna na Comunidade Capão em Santa Quitéria-MA

Compartilhar

Era doído a gente ficar nessa situação de não ter uma escola melhor para as nossas crianças. Primeiro a escola funcionou na minha casa, depois nesse barracão, ‘foi’ uns 16 anos. Quando chovia molhava tudo! A professora parava a aula até a chuva passar”. O depoimento é de dona Maria José Alves Castro, uma das tantas mães de estudantes do povoado Capão, em Santa Quitéria, onde moram 22 famílias, e que recebeu uma unidade do Escola Digna nesta segunda-feira (9).
Durante décadas, a comunidade esperou por uma escola que oferecesse as condições adequadas para que as crianças estudassem com dignidade e o mínimo de conforto. A Unidade Escolar São Raimundo, única escolinha do povoado, sempre funcionou em estruturas precárias. Foram em média 16 anos funcionando em um barracão coberto de palha, meia parede de adobe e sem portas. O quadro era improvisado e não havia banheiro para as crianças fazerem suas necessidades fisiológicas.
“A gente via ‘as criança’ querendo estudar, mas lá no barracão não tinha condição ‘pra’ estudar, porque era tudo ruim. Aí eu disse que arrumava as salas pra eles ‘estudar’. De lá veio ‘pra’ cá e ficou um ano”, disse dona Maria Madalena da Silva, moradora do povoado que transformou a sala da casa dela em sala de aula enquanto a escola do sonho não chegava.
Nesta segunda-feira (9/3) a espera da comunidade terminou. Os moradores celebraram com alegria a inauguração do novo prédio escolar construído e entregue pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias Estaduais da Educação (Seduc) e de Infraestrutura (Sinfra), em substituição à estrutura inadequada.
Estiveram presentes à inauguração, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; o subsecretário adjunto de Administração da Seduc, Daniel Carvalho, o prefeito de Santa Quitéria, Alberto Rocha, o gestor da Regional de Educação em Chapadinha, Francisco Barros, e demais lideranças políticas da região.
Felipe Camarão destacou que esse é o 6º equipamento escolar entregue em quatro dias, e enfatizou a felicidade em fazer parte de um governo que trabalha para reduzir as desigualdades entre as pessoas e criar oportunidades para todos.
“Só na sexta-feira foram entregues cinco equipamentos educacionais. Este mês serão 16. E olhando a alegria dessas pessoas, ouvindo esses depoimentos de felicidade e gratidão, só fortalece a nossa certeza de que cada prédio que entregamos traz junto dignidade, autoestima resgatada e esperança renovada. Sou muito feliz em estar ajudando o governador Flávio Dino a construir essa história transformadora, que trabalha para reduzir as desigualdades entre os maranhenses e criar oportunidades, principalmente, para os mais humildes”, ressaltou Camarão.
Gratidão da comunidade
Nos olhos de cada morador, adultos e crianças, havia o brilho de alegria e muita gratidão pelo sonho realizado. “A gente lutou anos e anos por uma escola, até que deu certo. Hoje é um momento de alegria para nós! Eu só tenho que agradecer ao governador Flávio Dino. Muito obrigado por ter feito essa escola para nós”, concluiu dona Maria José.
“Aqui tem tudo! Tem ventilador, cadeira, geladeira, banheiro. Eu tenho felicidade e orgulho porque a escola está linda. Eu não vou mais estudar aqui, vou estudar no outro povoado, mas, as ‘crianças menor’ vão estudar”, disse a pequena Neide da Silva, de 11 anos, feliz e orgulhosa pela oportunidade que as outras crianças da comunidade, agora, têm em estudar em uma Escola Digna.

Construído por meio do Programa Escola Digna, o novo prédio escolar recebeu investimentos de R$ 439.678,56, oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A nova Unidade Escolar São Raimundo tem duas salas de aula, secretaria, cozinha e banheiros, tudo com qualidade e dignidade para estudantes e professores.

“Esse é um momento muito especial para nós. Eu me sinto realizado porque foram vinte anos lutando com as nossas crianças passando de barracão em barracão. E, agora, a gente tem uma escola como essa, que vai dar mais ânimo para as professoras ensinarem melhor as crianças. A gente só tem que agradecer”, disse o presidente da Associação de Moradores de Capão, Domingos Castro.

Além da escola, também foi entregue um poço artesiano, que vai abastecer a escola e a comunidade.



Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: