domingo, 22 de março de 2020

Secretaria de Saúde monitora 280 casos suspeitos do novo coronavírus em 40 municípios do Maranhão

Compartilhar

A SES monitora quatro casos suspeitos do novo coronavírus no município de Chapadinha, na Região do Baixo Parnaíba.
Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão. — Foto: Divulgação/SES
A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) informou na tarde deste domingo (22) que monitora 280 casos suspeitos do novo coronavírus em 40 municípios. Nesse sábado, foi confirmado o 2º caso de infecção pela Covid-19 no estado.

Os pacientes suspeitos estão sendo acompanhados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). Outros 87 casos foram descartados após os resultados de exames laboratoriais e 49 foram excluídos por não atender os critérios de definição de Covid-19.

*Atualizada às 17h20 pelo portal CN1
Em nota, a Prefeitura de Chapadinha por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que ampliou para 04 (quatro) o número de casos suspeitos na cidade e não 05 (cinco) como chegou a constar no site do Governo Estadual por duplicidade de nomes.

Casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus no Maranhão
MunicípioSuspeitosConfirmado
Açailândia50
Arari20
Bacabal10
Balsas90
Barra do Corda40
Barreirinhas30
Buriticupu10
Cândido Mendes10
Carolina10
Caxias180
Chapadinha50
Cidelândia10
Codó30
Coelho Neto10
Coroatá30
Davinópolis20
Duque Bacelar20
Estreito10
Governador Eugênio Barros10
Governador Nunes Freire20
Grajaú10
Igarapé do Meio10
Imperatriz120
Jenipapo dos Vieiras10
Matões20
Pedreiras20
Peritoró10
Porto Franco10
Presidente Dutra10
Raposa10
Santa Inês20
São Benedito do Rio Preto10
São José de Ribamar10
São Luís1772
São Pedro dos Crentes10
São Raimundo das Mangabeiras10
Timbiras10
Timon40
Tuntum10
Viana10

Coronavírus no Maranhão
O Maranhão possui dois casos confirmados do novo coronavírus. O primeiro caso foi confirmado na sexta-feira (20). O paciente é um homem idoso, de 69 anos, que recentemente esteve em viagem à São Paulo, não apresenta sintomas graves e está em isolamento domiciliar em São Luís.

O segundo caso foi confirmado no sábado (21) após o resultado do exame de um hospital da rede privada. A paciente é uma mulher, de 37 anos, que teve contato com uma pessoa que esteve na Europa. De acordo com a SES, ela não possui sintomas graves e está em isolamento domiciliar em São Luís.

A secretaria afirma que ambos os pacientes apresentam bom quadro de saúde. Todas as pessoas que tiveram contato com os dois foram identificados, estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e estão sem sintomas gripais.

Centro de Testagem
Pessoas que estejam com sintomas que são febre, tosse e dificuldade de respirar ou tenham feito viagens para outras áreas que estejam com casos confirmados da doença, e tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 devem procurar o Centro de Testagem do Maranhão, localizado na Policlínica Diamante em São Luís.

O laboratório está recebendo a coleta de material para a realização de exames laboratoriais para COVID-19 e dando orientações sobre as medidas que devem ser tomadas após o laudo. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Fonte: G1 MA, com edição portal CN1









Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: