segunda-feira, 16 de março de 2020

Universidades, instituições de ensino técnico, escolas estaduais e privadas suspendem aulas no Maranhão

Compartilhar

Por Rafaelle Fróes, G1 MA
Fachada da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), informou no fim da tarde desta segunda-feira (16) que vai suspender por 15 dias as aulas na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e em escolas da rede estadual. A medida também se estende para escolas e universidades privadas no estado.

A determinação começa a valer a partir dessa terça-feira (17) e foi anunciada por meio de uma rede social. De acordo com Flávio Dino, após o fim do prazo, vai ser realizada uma nova avaliação para determinar se as aulas serão retomadas ou se o prazo será estendido.

Atualmente, o Maranhão não possui nenhum caso suspeito de coronavírus e 17 seguem sob investigação pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O governo lançou nessa segunda um Centro de Testagem na Policlínica Diamante, em São Luís, que está realizando exames laboratoriais de casos suspeitos da doença.

Ainda nesta segunda-feira (16), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) determinou a suspensão das aulas por 30 dias em todos os campi da instituição no estado. Além disso, também serão alterados os horários de funcionamento das unidades.

O governo anunciou a publicação de um decreto com medidas temporárias e restritivas de prevenção ao novo coronavírus no estado. Entre as determinações, estão a suspensão de eventos com grande aglomeração de pessoas, a suspensão das férias dos servidores estaduais da saúde e a determinação de que restaurantes e bares mantenham a distância de no mínimo, duas mesas.

Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: