quinta-feira, 16 de abril de 2020

O que é uma catarata? Dr. Francisco Magalhães, médico oftalmologista do CMAC, para uma visão saudável, explica!

Compartilhar

A catarata turva as lentes dos nossos olhos, o que torna mais difícil ver com clareza. Isto pode ocorrer quando as proteínas se acumulam e formam uma camada turva na lente.

Como deve provavelmente imaginar, isto reduz a quantidade de luz que consegue entrar.

Dr. Francisco Magalhães, atende todas as terças-feiras no Centro de Medicina Avançada de Chapadinha-MA - CMAC - Marque sua consulta: (98) 99130 7421 | 3471 0990| 1204

Imagine que é como se fosse a condensação que se forma na lente de uma câmara e que torna mais difícil obter uma imagem clara.

Sintomas da catarata
Uma pessoa com catarata pode ter problemas para conduzir à noite e pode ver halos em redor dos faróis dos carros que vêm pela frente. Este brilho pode também acontecer durante o dia bem como a "visão turva" de que falamos.

As cataratas muitas vezes demoram a se formar e é por isso que as associamos às gerações mais idosas. Contudo, podem formar-se até em recém-nascidos.

Procedimentos de cirurgia para catarata
A cirurgia para catarata pode parecer um pouco assustadora a princípio, mas é extremamente comum e pode ser efetuada como um procedimento ambulatório. Você terá de falar com um oftalmologista (um médico de olhos que faça a cirurgia) sobre as suas opções e sobre o que é recomendado para você.

É feita com anestesia local e poderá ser utilizado um ultra-som para romper a catarata para que você possa ver novamente com clareza. Apesar de se tratar de uma cirurgia e não de um dia descontraído na praia, este processo é geralmente rápido e fácil.

Noutros casos pode ser inserida uma lente artificial. Se você tiver catarata em ambos os olhos, conte com duas cirurgias, para que um dos olhos possa sarar completamente antes de se operar o outro. Novamente, o seu oftalmologista pode dar mais conselhos sobre as suas necessidades específicas.

Prevenção da catarata
Informações do Nurses’ Health Study revelaram que uma alimentação saudável com bastante vitaminas C e E, bem como luteína e zeaxantina, pode ajudar a prevenir a catarata.

Por isso, dizer sim aos vegetais de folhas verdes frescos e dizer não a um cigarro pode ajudar a atrasar a formação de catarata de acordo com este e outros estudos.

Isto significa que comer muita couve reverte completamente as cataratas existentes? Não. Para isso terá de consultar o seu oftalmologista. Contudo, a couve e o espinafre bem como a folha de mostarda podem ajudar proativamente contra a formação de catarata.

Se você já tem catarata, fale com o oftalmologista para saber qual a melhor solução para você. Ele poderá aconselhar esperar pela cirurgia. Caso contrário não há motivo para adiar o prazer de ter uma visão clara. O procedimento é relativamente simples e comum.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu oftalmologista.

Fonte: Coopervison











Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: