sexta-feira, 17 de abril de 2020

São Luís tem 90% dos leitos clínicos do SUS na rede estadual ocupados

Compartilhar

Por Afonso Diniz, G1 MA 
Maranhão tem convivido com grande crescimento do novo coronavírus — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
Em meio ao crescimento vertiginoso dos casos do novo coronavírus no Maranhão o número de leitos disponíveis nos hospitais começa a diminuir paralelamente no estado. De acordo com informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde 90% dos leitos clínicos do SUS (Sistema Único de Saúde) instalados na rede em São Luís exclusivos para Covid-19 já estão ocupados.

Isso quer dizer neste momento na capital maranhense restam apenas oito leitos clínicos livres, já que a capacidade da rede estadual de saúde é de 80 leitos. No interior do Maranhão esse número é bem menor, pois dos 40 leitos disponíveis apenas um está ocupado, o que equivale a uma ocupação de 2,5%.

Existe uma grande preocupação em relação aos leitos de UTI, que recebem pacientes de maior gravidade da Covid-19. De acordo com informações da SES 56,25% (45) destes leitos estão ocupados e 35 estão disponíveis.
Leitos de UTI do SUS na rede estadual tem ocupação de 56,25% — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
No interior do Maranhão apenas cinco dos 52 leitos do SUS instalados na rede estadual de UTI exclusivos para tratamento da Convid-19 estão ocupados. Segundo a SES, 47 estão disponíveis, em uma ocupação de 9,62%.

Esta semana em uma entrevista coletiva virtual, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), informou que irá disponibilizar mais 100 leitos nos próximos dias. A SES ainda não divulgou quantos serão de UTI e quantidade destinada para enfermaria.


Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: