quinta-feira, 14 de maio de 2020

Avanço da pandemia no interior liga alerta no Maranhão

Compartilhar

Foto: Rodrigo Bonfim/Rádio Mirante AM
O boletim da Secretaria de Saúde do Maranhão aponta que 171 municípios no estado já registram casos da Covid-19. Dos 217 municípios, 46 ainda não resgistaram casos. As informações são do blog do Zeca Soares.

Nos últimos dias, o número de casos no interior do Maranhão seguem aumentando e com isso a taxa de ocupação nos leitos também cresceu e agora os leitos de UTI tem taxa de ocupação de 83,15 por cento e dos leitos clínicos de 52,82 por cento.

Na ponta do ranking dos municípios com maior número de casos está São Luís com 5 mil e 40 casos registrados. Imperatriz é o segundo com 523 casos. A lista segue com São José de Ribamar com 426 casos e Chapadinha com 257 casos.

Em entrevista ao Ponto Final, na Rádio Mirante AM, o secretário de Saúde Carlos Lula demonstrou procupação em relação ao crescimento dos números em Imperatriz, Santa Inês, Pinheiro, Coroatá e Açailândia e garantiu que serão adotadas medidas direcionadas a essas cidades e regiões.

“A gente tem um plano de ação para modificar o perfil das nossas unidades (no interior). A gente vai modificar o perfil de Pinheiro, Santa Inês, Coroatá, Imperatriz para colocar essas unidades macrorregionais exclusivas para coronavírus. Barreirinhas já tem uma ala, Peritoró já tem metade do hospital voltado para o cuidado com a covid-19, vamos inaugurar em Lago da Pedra e Santa Luzia do Paruá. A gente tá com um problema hoje que é sobre rede de oxigênio, não estamos conseguindo empresas que queiram fazer, colocar o tanque ou a usina de oxigênio, para fornecer oxigênio aos hospitais. Nesse momento há uma demanda muito elevada de todos os estados da federação, mas a gente está lutando pra isso. Ai o quanto antes inaugurar Santa Luzia do Paruá e Lago da Pedra, também os dois nesse momento exclusivos para covid-19. No sábado eu estarei em Açailândia, para inaugurar o Hospital da Vale, hospital de campanha de Açailândia em parceria com a Vale e a prefeitura municipal. Ele já está pronto. A gente já entrega os primeiros 20 leitos dele, sendo quatro leitos de estabilização, no sábado 10h da manhã”, afirmou.

Veja a lista dos 10 municípios com maior número pessoas infectadas pelo coronavírus:

1º São Luís – 5.040 casos

2º Imperatriz – 523 casos

3º São José de Ribamar – 426 casos

4º Chapadinha – 257 casos

5º Paço do Lumiar – 212 casos

6º Codó – 137 casos

7º Santa Inês – 132 casos

8º Pinheiro – 131 casos 

9º Açailândia – 100 casos

10º Pedreiras – 100 casos



Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: