domingo, 3 de maio de 2020

Prefeitura prorroga Decreto Municipal e intensifica ações de orientação de enfrentamento à pandemia ao coronavírus e cuidados com Influenza - HI1N1, em Santa Quitéria-MA

Compartilhar


Por  Portal  CN1
Como parte das ações da Prefeitura de Santa Quitéria para combater o avanço do novo coronavírus no município, o prefeito Alberto Rocha (PP), prorrogou neste domingo (3/5), o  Decreto nº. 07/2020 com intensificação de medidas e orientações para o enfrentamento da pandemia. 

O documento traz as diretrizes para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e circulação de pessoas. Confira! 

A Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão, em um trabalho conjunto com suas secretarias, vem adotando uma série de medidas que visam orientar a população quanto às formas de evitar o contágio pelo Covid-19 e, considerando o período chuvoso na região, também se prevenirem contra a gripe Influenza H1N1, no município. 

A atenção se justifica pelo fato da cidade - localizada na porção Leste do Estado - receber e ser passagem de um grande fluxo de veículos, pessoas e mercadorias, através da Rodovia MA - 034, que passa em toda a extensão do municio e o torna alternativa para quem deseja viajar de São Luis para Paranaíba/ Luzilândia, no (PI), ou São Bernardo, Tutoia e Paulino Neves, no (MA), por exemplo. Sem contar às rotas que deságuam em Brejo, Coelho Neto e Timon. A maioria com casos confirmados da covid-19. 

Por essa razão, Santa Quitéria passou a adotar inúmeras medidas de enfrentamento à pandemia e assim, evitar que o vírus se instale na cidade e, juntamente com a Influenza H1N1, tragam sofrimento e dor aos moradores. Para tanto, o prefeito Alberto Rocha (PP), seguindo às normas do Ministério da Saúde e do Governo Estado, prorrogou o prazo de validado do Decreto (07/2020) que, a nível de município, dispunha sobre o funcionamento das atividades comerciais e ações de combate ao coronavirus e influenza. 

Outros documentos públicos e os Decretos Municipais, Detalhando as principais medidas adotas pela Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão no enfrentamento à pandemia e influenza H1N1 estão publicados na página do Diário Oficial do Município (DOM) e podem ser acessados no link: diario.santaquiteria.ma.gov.br/publicacoes/

A prefeitura enfatiza que todas as secretarias estão empenhadas em oferecer assistência e orientação aos munícipes. Na saúde, a coordenação de imunização realiza a campanha de vacinação contra a gripe influenza H1N1, conforme o calendário do Ministério da Saúde (MS); pela assistência social, a prefeitura desenvolve e executa ações de orientação às famílias e, por fim, a intensificação dos serviços de limpeza e desinfecção de espaços públicos, por meio da secretaria de urbanismo e divisão de vigilância sanitária. 

O prefeito Alberto Rocha, disse que a prefeitura monitora a situação do coronavírus, bem como, a gripe influenza, em Santa Quitéria do Maranhão. O gestor frisou que neste momento, o importante é o enfrentamento à pandemia e H1N1, cientes que cada pessoa tem papel fundamental nesse processo e precisamos adotar medidas de prevenção. 

Ainda de acordo com a prefeitura, o principal aconselhamento é para que pessoas que estão nos grupos de riscos, listados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), evitem sair de casa e colabore com as medidas de distanciamento, a fim de evitar aglomerações e assim, uma possível contaminação com as referidas e graves enfermidades.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: