terça-feira, 2 de junho de 2020

Apenas 5 municípios maranhenses não registraram casos de Covid-19 confirmados

Compartilhar


Saulo Duailibe/O Imparcial.com
O estado do Maranhão tem 217 municípios dentro da sua área de 331.983 km². Com Cerca de 7 milhões de habitantes, mais de 35 mil pessoas foram contaminadas pela Covid-19. Dos 217 municípios, 212 registram casos da doença.

Das cinco cidades que não tem casos, de acordo com o boletim emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Maranhão, do dia 31 de maio, quatro são vizinhas: Lagoa do Mato, São Francisco do Maranhão, Loreto e São Félix de Balsas. Além delas, Nova Iorque também não tinha registrado casos do novo coronavírus.

Confira os municípios que não tinham casos de contágio do vírus até o último domingo, dia 31 de maio.

Lagoa do Mato
A primeira cidade que não consta caso registrado de Covid-19 é Lagoa do Mato. O município foi criado através da lei estadual número 6.136, de 10 de novembro de 1994, desmembrado do município de Passagem Franca. Distante cerca de 560km da capital maranhense, a cidade está localizado na mesorregião do leste maranhense e na microrregião das Chapadas do Alto do Itapecuru.

Com 10.955 habitantes, de acordo com o Censo do IBGE de 2012, Lagoa do Mato limita-se ao norte com os municípios de Parnarama e Buriti Bravo, ao sul com o município de Sucupira do Riachão. No oeste com os municípios de Passagem Franca e Buriti Bravo e leste, com o município de São Francisco do Maranhão.

São Francisco do Maranhão
Por falar em São Francisco do Maranhão, a cidade também não registrou nenhum caso da Covid-19, de acordo com o último boletim da SES-MA. Fundado no dia 10 de maio de 1924, o município tem cerca de 13 mil habitantes.

São Francisco do Maranhão uma cidade turística da região, contando com praia de água doce, com uma zona de arrebentação (parte de areia) de certa de 250 metros de largura e 80 de comprimento. Possui ainda uma cachoeira “Adique” 12km da cidade, onde tem quedas d’Água, e diversos locais para banho, e até mesmo pedras de salto livre.

Loreto
A terceira cidade sem casos do novo coronavírus. Fundada no dia 29 de março de 1938, o município tem 11.495 habitantes, de acordo com o Censo do IBGE do ano de 2011.

Distante cerca de 715km de São Luís, Loreto faz limite com as cidades de Mirador, Sambaíba e São Félix de Balsas.

São Félix de Balsas
Assim como Lagoa do Mato, que faz limite com São Francisco do Maranhão, São Feliz de Balsas também é vizinho de Loreto, que não registrou casos da doença no Maranhão. A cidade de São Félix de Balsas foi fundada no dia 12 de abril de 1961 e tem cerca de 5 mil habitantes. Ela fica próximo ao Rio Balsas, cerca de 2km de distância. De São Luís para o município são cerca de 658 km de distância.

O nome foi em homenagem a São Felix. Os primeiros moradores, oriundos do Piauí e dos município vizinhos, chegaram à região em busca de terras para a lavoura. Tendo encontrado em aldeia a imagem de São Felix de Valois, deram os novos moradores, ao povoado que surgia, o nome de São Felix de Balsas. Tal imagem que, segundo alguns, era adorada pelos índios, parece haver sido deixada na região por uma pessoa oriunda de Oeiras no Piauí, grande devota do Santo e que fugiu dos silvícolas.

Nova Iorque
Com nome de cidade dos EUA, Nova Iorque é uma das cinco cidades que não registraram casos de Covid-19, de acordo com o último boletim emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Maranhão. As informações foram divulgadas no último dia do mês de maio.

Nova Iorque tem população estimada de 4.595 habitantes e área de 976,629 km². Distante cerca de 496km da capital maranhense, Nova Iorque foi fundado no dia 11 de maio de 1886. A cidade faz limite com Pastos Bons, São João dos Patos, Paraibano e Colinas.

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: