quarta-feira, 3 de junho de 2020

Maranhão registra crescimento de 32 mil assinantes de banda larga fixa em 1 ano

Compartilhar


Fibra óptica teve um salto expressivo com aumento de 218% de acessos no estado.
O estado do Maranhão apresentou um crescimento de 32 mil acessos de assinantes em banda larga fixa, em relação a abril de 2019, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A operadora Oi é a líder do segmento no estado, atendendo cerca de 27,6% dos assinantes do serviço, enquanto a Claro aparece na segunda posição, com 26%. 

Os dados liberados pela Anatel, são referentes a abril de 2020. O estado do Maranhão teve nesse mês cerca de 326 mil acessos de assinantes de banda larga fixa e 16,2% de densidade, que indica a porcentagem da população com acesso a internet e é medido pelo número de acessos dividido pela quantidade de 100 domicílios. Já em relação a dados de 2019, do mesmo período, foram 294 mil acessos de assinantes e 14,7% de densidade.

Em banda larga fixa as empresas de grande porte que lideram a pesquisa em todo o estado do Maranhão, são: Oi; Claro, Sky e Vivo, que representam 63,2% dos assinantes no estado, enquanto 36,8% representam a base de provedores de pequeno porte, ou provedores regionais.

Já entre as prestadoras de serviço de pequeno porte, lideram em números de assinantes: TVN, Júpiter Telecomunicações e Hughes.


Como nem todas as operadoras são obrigadas a informar dados de acesso à Anatel, espera-se que a visibilidade das informações incentive um maior número de prestadoras a informar os seus dados de acessos, principalmente em municípios de pequeno e médio porte.

Uso da fibra óptica cresceu 218%
A tecnologia de fibra óptica no Maranhão apresentou um crescimento expressivo entre abril de 2019 a 2020, apresentando cerca de 76.733 números de assinantes a mais. 

Em abril de 2019, o índice era de 35.088 assinantes de fibra óptica, enquanto em abril deste ano o número foi de 111.821, representando um crescimento surpreendente de 218% . Segundo a Anatel, em todo o Brasil o crescimento foi de 60% entre as grandes operadoras.

De acordo com o Melhor Plano, maior site de comparação de planos de internet em todo o país, a promessa dos grandes provedores é de ampliação do foco na fibra óptica nos próximos meses. A operadora Oi, por exemplo, pretende aplicar mais de metade das despesas de capital de 2020 na tecnologia no país. Além disso, outros provedores também planejam ampliar os aportes, inclusive com a ajuda de investidores estratégicos. 

“A internet por fibra óptica garante mais qualidade por sofrer menos interferências de fatores externos, como clima ou ruídos de outras redes de comunicação ao seu redor. Além disso, os cabos de fibra permitem que os dados viagem na velocidade da luz, garantindo uma conexão mais rápida. ”, disse o co-fundador do Melhor Plano, Pedro Israel. “É interessante que a tecnologia tenha crescido no estado do Maranhão, pois pode representar um aumento na qualidade da internet oferecida para a população. Entretanto, é provável que regiões mais afastadas dos grandes centros ainda não tenham cobertura da tecnologia, já que sua instalação é um pouco mais complexa que as demais”, complementa.

Outro fator destacado pelo Melhor Plano, é o preço. Os planos de internet em São Luís podem chegar a mais de R$300,00 por mês dependendo da velocidade. Mas, de acordo com o site comparador, é possível encontrar ofertas de internet fibra óptica a partir de R$120,00. Por isso, é importante que o consumidor compare bem os preços de diferentes provedores antes de contratar. 

São Luís lidera números de assinantes
No estado do Maranhão, São Luís é a cidade que lidera o maior número de assinantes e densidade de banda larga fixa. São cerca de 186 mil acessos em abril de 2020 e densidade de 59,4%. São Luís representa 59,39% de todos os acessos de assinantes de banda larga no estado, enquanto 54,37% se divide entre outros municípios. A operadora Claro é a líder do segmento na capital, enquanto no estado é a Oi.
Em segundo lugar, o destaque ficou para o município de Cedral com 2 mil acessos de assinantes de banda larga fixa e densidade de 51,1%. O terceiro lugar em números de acessos de assinantes e densidade foi Presidente Figueiredo, com 11 mil acessos e 28,7% de densidade.




Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: