quinta-feira, 17 de setembro de 2020

85% de parque no Pantanal de MT que abriga maior refúgio de onças-pintadas no mundo foi destruído por incêndios

Compartilhar

Onça-pintada que teve as patas queimadas foi resgatada no Pantanal de Mato Grosso no dia 11 de setembro de 2020 — Foto: Ailton Lara
O fogo que atingiu o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na região de Porto Jofre, na cidade de Poconé, deixou 85% do parque destruído, de acordo com o Instituto Centro Vida (ICV). Foram 92 mil hectares do parque atingidos. No total, o local tem 108 mil hectares.

O parque tem a maior concentração de onças-pintadas do mundo, que são comumente observadas por turistas de todo o mundo que fazem passeios de barco pela região. As onças-pintadas já são ameaçadas de extinção e agora também enfrentam ameaças das queimadas que estão acontecendo no Estado, conforme a análise do ICV.

Já foi decretada situação de emergência em Mato Grosso, devido aos incêndios, por 90 dias. O prazo pde ser estendido conforme a situação do pantanal. O incêndio começou há semanas e estava sendo combatido por funcionários das pousadas, com ajuda de moradores locais e, posteriormente, por bombeiros.

O parque
O Parque Estadual 'Encontro das Águas' está localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá. A reserva tem 108 mil hectares e se pode ver a exuberância do Pantanal bem de perto.

Fonte: G1 MA
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: