sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Santa Quitéria do Maranhão realiza "DIA D" de vacinação e atualização de vacinas neste sábado (17)

Compartilhar
Confira os detalhes da campanha e onde vacinar crianças e adolescente de até 15 anos de idade.

A Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão, através da Secretaria Municipal de Saúde e através da Coordenação de Imunização da Atenção Básica em Saúde, apresentou o Plano de Ação vacinal, que no município, vem sendo executado desde o inicio do corrente mês e, alusivo à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes com até 15 anos de idade. Ficou determinado que o dia 17 de outubro será o Dia "D" de divulgação e mobilização nacional. 

De acordo com o Plano adotado pela Saúde Municipal, o objetivo desta ação visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizando o acesso às vacinas, atualização da situação vacinal, bem como aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuindo a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças. 

A Secretaria destaca que todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente estão sendo ofertadas na rede pública municipal de saúde. Segundo informações da pasta, o grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de cinco (5) anos de idade. No que tange à multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de quinze (15) anos de idade. 

O Plano de Ação se propôs a apresentar as diretrizes, orientações técnicas e operacionais para organização das campanhas vacinais. O município de Santa Quitéria, diante do cenário do novo coronavírus, destaca a necessidade de vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes, adotando-se todas as medidas de proteção e, com isso, diminuir o risco de contágio da doença tanto entre os trabalhadores da saúde e a população. 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da COORDENAÇÃO de Imunização da Atenção Básica em Saúde lembra que, neste sábado (17) de outubro, será o dia “D” de divulgação e mobilização nacional e frisa que, em Santa Quitéria do Maranhão, será realizado na zona urbana, nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) dos seguintes bairros: PASSARAD, JARDIM, ROÇA, SANTA QUITERIA VELHA e BAIRRO NOVO

Outra opção para vacinação é sala de IMUNIZAÇÃO, localizada no HOSPITAL MUNICIPAL, no horário de 08h00 as 17h00.

Fonte: PSMQM/SAÚDE/ASCOM
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: