segunda-feira, 19 de outubro de 2020

SAÚDE DA MULHER: Prefeitura de Santa Quitéria-MA realizará Dia D da campanha "Outubro Rosa"

Compartilhar


Com o tema “PREVENÇÃO SALVA VIDAS, CONHEÇA SEU CORPO”, a Prefeitura de Santa Quitéria realizará na próxima sexta-feira (23/10) o DIA D com ações em apoio ao Outubro Rosa através de palestra educativa. O evento será realizado na quadra do Ginásio Poliesportivo Alcenor Viana, às 09 horas da amanhã, com os profissionais da saúde de todos os níveis de atenção à saúde voltada principalmente para o público alvo da campanha.

De acordo com a Prefeitura, antes da palestra será realizada uma caminhada pelas principais ruas da cidade com a “Blitz do Outubro Rosa”, onde realizar-se-á panfletagem e orientações sobre o que é o câncer de mama, fatores de risco, sintomas e, principalmente, sobre os cuidados e importância do auto - exame.

OUTUBRO ROSA
O Outubro Rosa é um movimento internacional, criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que tem o objetivo de impulsionar a conscientização do controle do câncer de mama, do colo do útero e compartilhar informações, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, bem como contribuir para a redução da mortalidade. 

No Maranhão, Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), através da Superintendência de Atenção Primária em Saúde e do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher (DASMU) orienta as Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Atenção Primária em Saúde (APS) dos municípios do Estado do Maranhão, no cuidado à saúde das mulheres considerando a necessidade de informar e mobilizar a população sobre os sinais e sintomas do câncer de mama e do colo do útero.

Outro objetivo da campanha é ampliar a cobertura das mulheres com a idade preconizada para realização do rastreamento mamográfico, fomentar a discussão sobre o acesso ao diagnóstico e tratamento, garantir e monitorar a qualidade das ações voltadas à detecção precoce, rastreamento, diagnóstico e tratamento oportuno para assegurar a integralidade no cuidado às mulheres maranhenses.

Com base no que foi solicitado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) a Coordenação da Atenção Primária em Saúde do Município de Santa Quitéria do Maranhão vem por meio deste documento, apresentar o plano de ação para realização da Campanha do Outubro Rosa, que acontecerá, simultaneamente, em todas as Unidades de Saúde do Município, durante todo o mês de outubro, com orientações sobre a importância dos cuidados de saúde à prevenção do câncer e, durante as abordagens, serão realizados agendamentos de exames de mamografia com mulheres do público-alvo.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde/ Atenção Primária em Saúde.
Edição: Ascom/PMSQ, com edição Portal CN1
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: