quarta-feira, 7 de outubro de 2020

SETEMBRO AMARELO: Prefeitura realiza palestra de prevenção ao suicídio em Santa Quitéria do Maranhão

Compartilhar

Em alusão à Campanha “Setembro Amarelo” do Ministério da Saúde - de enfrentamento ao suicídio -, diversas ações são realizadas em todo o país, visando orientar e conscientizar a população a respeito de um tema que ainda é “ tabu”, mas que infelizmente, vem acontecendo com cada vez mais frequência na sociedade brasileira, o suicídio. Em Santa Quitéria do Maranhão, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu no final do mês de setembro uma roda de conversa com objetivo sobre o tema, especialmente, entre os jovens e idosos atendidos pelas redes de proteção social no município. 
O encontro aconteceu no auditório do Centre de Referência e Assistência Social (CRAS), e contou com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social, representantes da Pastoral da Juventude Católica, além de jovens e adultos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Por conta da pandemia, e primando pelo respeito às orientações em saúde, a conversação foi dividida em momentos, o primeiro, dedicado ao público pré e adolescente foi realizado na segunda-feira (28/9)  
Durante a interação, foi discutido a respeito do papel da mídia e como a sociedade em geral pode contribuir para diminuir o numero de casos de suicido, principalmente em nosso município, que nos últimos meses e anos vem chorando as vidas ceifadas e o enlutamento de famílias. Em 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS), instituiu o dia 10 de Setembro para lembrar o dia mundial de combate ao suicídio. O Setembro Amarelo busca conscientizar através de conversas e movimentos para levar à luz uma realidade assustadora, porém existente que deve ser levada a sério.
O Secretário de Assistência Social, Rafael Soares, destacou o papel que a Assistência Social assume nesse contexto temático e discorre sobre as desempenhas a nível de município, no sentido de acolher e dar suporte ao usuário. Ainda de acordo com Soares, toda ação desenvolvida é um novo caminho que se abre para que esse tabu de falar sobre o suicídio seja desfeito e, completa: 

“A campanha mostra que as pessoas não estão sozinhas, existe uma rede de apoio que oferece ajuda, que todos os problemas relacionados a saúde mental têm solução quando você procura ajuda. Um desses passo é conscientizando quem não passa por essa situação, mas, que pode reconhecer quem a sua volta esteja necessitando, qual a melhor forma de abordar nessas situações delicadas. Pois, quando se entende a importância dos laços de convivência e apoio, aqueles que estão em risco podem encontrar apoio, para que se evite os fins trágicos que muitas vezes acometem os indivíduos”. 

Nessa rede de apoio à saúde mental, o papel da família e amigos torna - se de suma importância, pois, podem e devem funcionar como um porto seguro ao paciente e que este, sinta - se à vontade para falar a respeito de suas angústias e psicólogo lembrou, Igor Waldones Fernandes Sousa, Assistente Social do Cras. Dentre os sinais manifestados por ausência dos aqueles que estão enfrentando situações de depressão destacou - se ausência apetite alimentar, práticas de higiene insociabilidade.
O Psicólogo, Bruno Costa dos Santos falou sobre o papel da sociedade, da mídia e sua importância formativa e informativa. O especialista lembrou os jogos eletrônicos e produções cinematográficas que fomentam e levantam a questão do suicídio. De acordo com Bruno, o conhecimento técnico sobre o assunto é primordial para que se estabeleça uma ação informativa e preventiva; Para a Assistente Social, Aldenira Pereira da Costa, O Setembro Amarelo visa resgatar o diálogo, afim de seja possível se estabelecer ajuda profissional adequada ao paciente. 

De acordo com a juventude pastoral, esse encontro é de extrema importância para que se estimule a empatia entre as pessoas. O preconceito e a desinformação ainda são os maiores problemas que, associado às questões sociais e culturais, muitas vezes, culminam com a adoção do suicídio, como forma de finalizar um problema. Ainda conforme a Pastoral, o grupo realiza reuniões na Santa Quitéria Velha, Cana brava, Areias , Fazendinha, Orquídeas, Passarada e. As reuniões são abertas, basta que a pessoa procure uma paróquia. 

Quanto ao atendimento psicossocial em caráter de emergencial, em Santa Quitéria do Maranhão, a prefeitura dispõe de profissionais no Cras e Creas, com um plantão psicológico com atendimento às terças - feiras, no horário de 08h00 até 11h00. Para a efetivação do atendimento ao usuário não há necessidade de agendamento. Para serviços e atendimentos não emergenciais, basta o usuário se dirigir a qualquer unidade básica de saúde e agendar sua consulta. 

Ainda no primeiro dia de conversões acerca do Setembro Amarelo, destacou - se que o assunto precisa ser tratado com mais ousadia e esta se faz quando há aglutinação entre os poderes e as representações sociais que trabalham para promover metodologias e práticas de ajuda e incentivo à vida. Na dinâmica de grupo falou - se da confiança entre as pessoas, com o objetivo de mostrar que para se obter ajuda, é preciso que se estabeleça confiança e parceria entre família, amigos, medicina e afins

Para a equipe do Cras Creas, encontros com essa magnitude devem acontecer mais vezes, visto que todos os dias as pessoas precisam de ajuda, vivem situações de inquietação sociopsicológica. A equipe agradeceu a participação de todos e frisou a importância de se discorrer a respeito dos projetos voltados ao acolhimento psicossocial de crianças, jovens e adultos, em especial, os idosos do município. 

Na terça-feira (29/09), a conversa foi direcionada ao grupo de idosos que, devido a pandemia do covid-19, muitos enfrentam situação de vulnerabilidade psicológica dentre e fora de suas residências, fato que culmina com a difusão de transtornos e práticas suicidas. Após a fala dos profissionais, foi à vez dos idosos relatarem suas experiências e anseios durante o período de quarenta. Para muitos, por conta da pandemia, esta é a primeira vez que saem de casa; o medo é tamanho que as rotinas das famílias sofreram alterações, exclamaram. 

Para finalizar o encontro, os idosos receberam serviços de aferição da pressão arterial, participaram um momento interativo com brincadeiras, atividades físicas e por, uma mística musical, sob a batuta do Secretário Municipal de Cultura, Edvar Barros. No final de cada encontro, um coffee break foi ofertado aos partipantes. O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), está localizado na Avenida 1º de Maio - S/N , no Centro de Santa Quitéria do Maranhão, com horário de atendimento nos horários da manhã e tarde.


Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: