domingo, 27 de dezembro de 2020

Com a presença do Vice-Governador Carlos Brandão e do Secretário de Estado da Educação Felipe Camarão, Pastos Bons ganha Escola Digna

Compartilhar

Foto: Cinaldo Oliveira
Uma escola digna significa muito mais do que tijolos erguidos para a construção de um prédio. Para os moradores do Povoado Roçado, distante 40 km do município de Pastos Bons, é a realização de um sonho, e a entrega da Escola Municipal Domingos Rêgo, realizada na última quarta-feira (23), reforça esse significado.
Comunidade comemora entrega de Escola Digna no povoado Roçado, em Pastos Bons
A escola foi construída por meio de regime de colaboração entre Governo do Estado e Prefeitura local, com investimentos da ordem de R$ 824.000,00. O prédio escolar é composto por 8 salas de aula, laboratório, biblioteca, sala dos professores, sala da direção, almoxarifado, cantina, depósito, banheiros masculino e feminino acessíveis, entre outros espaços que darão mais conforto aos estudantes, professores e à comunidade. A escola ofertará educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA), beneficiando mais de 100 estudantes.
O brilho no olhar da aluna Sophia Vitória, 8 anos, reflete também a alegria de muitos estudantes que agora podem contar com uma Escola Digna em sua comunidade. “Gosto desta escola, porque ela possui biblioteca e eu gosto de ler. Ela é bem maior do que a outra, com mais espaços. Eu gosto de estudar, escrever, ler, de aprender coisas novas a cada dia”, expressou.
O vice-governador, Carlos Brandão, destacou a entrega de mais um equipamento educacional para a população. “Estamos inaugurando mais uma Escola Digna, uma escola de qualidade, em parceria com a Prefeitura de Pastos Bons, onde vamos dar oportunidade aos jovens de ter uma educação melhor e para que eles tenham um futuro melhor. Sinto muita alegria por estarmos aqui e por entender que a educação é o melhor caminho para melhorar a vida das pessoas”, destacou.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou a importância da entrega em Pastos Bons e disse que vêm mais inaugurações para a população do Maranhão. “Mais uma entrega, a última antes deste Natal, e ainda teremos outras até o final do ano. Realmente, o Programa Escola Digna do Governo do Maranhão tem feito uma mudança profunda na vida das pessoas em todo o nosso estado. São escolas, bibliotecas, quadra poliesportiva, laboratórios sendo inaugurados em todo o território do Maranhão. Esta semana, já inauguramos obras educacionais em Imperatriz, São Francisco do Brejão, Duque Bacelar, aqui em Pastos Bons e o mais importante disso tudo tem sido observar a gratidão das pessoas e a esperança de tempos melhores. Essa é a principal mensagem que estamos trazendo à população, uma mensagem de esperança para dias melhores no ano que vem”, ressaltou.

O nome da escola é uma homenagem a Domingos Rêgo, que nasceu no Povoado Roçado e faleceu em 1994. Durante a sua trajetória, foi prefeito de Pastos Bons e Timon; elegeu-se deputado estadual, e, além de político, foi pecuarista, fazendeiro e prestou relevantes serviços aos municípios por onde trabalhou. O prédio que abriga a antiga escola recebe o nome de Escola Municipal José Bonifácio.

João Bosco, 82, filho de Domingos Rêgo, expressou sua emoção ao ver o pai sendo homenageado e, no final da solenidade, entregou um livro de sua autoria para a biblioteca da escola, intitulado ‘A maldição do Mendigo: a lenda da Mão Cabeluda’. “O meu pai foi o maior defensor do estudo que conheci na minha vida. Hoje, inaugurar um colégio com o nome dele é maravilhoso. Ele sempre me dizia que a coisa pior do mundo é ter olhos e não enxergar. Quem não enxerga uma letra para fazer uma sílaba e não enxerga uma sílaba para formar palavra e não sabe que as palavras formam a frase, é cego para o mundo. Nós estudamos graças ao seu esforço. Essa é a mensagem do pensamento positivo do meu pai que deixo aqui”, exprimiu.

A gestora geral da Escola Municipal Domingos Rêgo, Marinalda Sandes, festejou a entrega da escola e agradeceu o Governo do Estado pela inauguração. “Temos uma estrutura maravilhosa para abrigar nossos alunos, que sonhavam com esse momento. O prédio é maravilhoso e a comunidade está de parabéns por ter conseguido essa escola. Eu quero agradecer muito à nossa prefeita Iriane Gonçalo, ao nosso governador Flávio Dino e ao nosso secretário Felipe Camarão, pela entrega da escola à comunidade”, expressou.

Após a inauguração da escola, a comitiva do vice-governador Carlos Brandão; o secretário Felipe Camarão; a prefeita Iriane Gonçalo e demais autoridades foram à sede do município participar da cerimônia de inauguração do prédio da Câmara Municipal de Pastos Bons. A prefeita Iriane Gonçalves exprimiu sua satisfação pelas inaugurações dos prédios.

“Estamos aqui em Pastos Bons, juntamente com o nosso vice-governador e o nosso secretário, Felipe Camarão. Inauguramos a escola do povoado Roçado, um equipamento de muita importância que, com certeza, vem somar e melhorar a vida do nosso povo. Nesse momento estamos inaugurando a Câmara Municipal de Pastos Bons, que é uma felicidade para todos nós”, comemorou.

Antônio Figueredo/Seduc
Foto: Cinaldo Oliveira
Edição portal CN1
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: