quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

O que é a retinopatia diabética? Dr. Francisco Magalhães, Médico Oftalmologista do CMAC, para uma visão saudável, explica

Compartilhar


Consultas, Exames e Cirurgias de Catarata. Dr. Francisco Magalhães, atende todas as terças-feiras no Centro de Medicina Avançada de Chapadinha-MA - CMAC - Marque sua consulta: (98) 99130 7421 | 3471 0990| 0800 49411103

Um material é depositado nos vasos sanguíneos da retina, provocando alterações, dificultando a circulação e fazendo com que esses vasos fiquem deformados. Essa situação provoca a formação de microaneurismas, que podem causar alterações na retina.

Causas
O diabetes mellitus é o fator desencadeante dessa doença, que impede o corpo humano de fazer uso adequado de alimentos, especialmente de açúcares. O problema específico é uma quantidade deficiente do hormônio insulina nos diabéticos.

Como é feito o tratamento?
O controle riogoroso do diabetes com uma dieta adequada, uso de pílulas hipoglicemiantes, insulina ou com uma combinação desses tratamentos, prescritos pelo médico endocrinologista, são a principal forma de evitar a retinopatia diabética. Quando ela já esta instalada, pode-se optar pela fotocoagulação com raio laser, previnindo hemorragias.

Fotocoagulação por raio laser é o procedimento pelo qual pequenas áreas da retina doente são cauterizadas com a luz de um raio-laser na tentativa de prevenir o processo de hemorragia. O ideal é que esse tratamento seja administrado no início da doença, possibilitando melhores resultados, por isso é extremamente importante a consulta periódica ao oftalmologista.





Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: