terça-feira, 2 de março de 2021

Jovem morre vítima da Covid-19 horas após o parto e gera comoção no Maranhão

Compartilhar

Luana Gurgel e Cayro Yuri estavam à espera do primeiro filho, o pequeno Bento. — Foto: Arquivo pessoal

A estudante de administração, Luana Gurgel, de 24 anos, aguardava a chegada do primeiro filho quando testou positivo para a Covid-19, em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão. Sem comorbidades, a jovem perdeu a batalha contra a doença e morreu no último sábado (27), horas após dar a luz ao pequeno Bento. As informações do portal G1 Maranhão.

O caso ganhou repercussão em todo o estado neste fim de semana, após um relato feito pelo companheiro da jovem e pai do bebê, o estudante de jornalismo Cayro Yuri, de 24 anos, em uma rede social.

Cairo Yuri conta que Luana sentiu os primeiros sintomas da doença, como dor no corpo e febre, no dia 15 de fevereiro. Por orientação médica, o casal procurou o Hospital Macrorregional de Imperatriz. Ela chegou a realizar um teste para a Covid-19, mas deu negativo. Em seguida, foi medicada e liberada.

Segundo Cairo, durante toda a semana, os sintomas persistiram em Luana, associados a tosse e falta de ar. Preocupados, o casal voltou ao hospital e após uma consulta, a equipe médica deu alta a jovem, já que seu estado de saúde não era considerado de internação.

Sem um diagnóstico concreto, o casal decidiu realizar um teste para Covid-19 em um laboratório particular. O resultado deu positivo. Dois dias após o exame, Luana teve uma nova piora no estado de saúde e precisou ser internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Macrroregional.

"Passou o dia inteiro com febre, muita tosse e muita falta de ar. E quando a gente voltou essa terceira vez ao hospital, já foi para internar ela. Quando a gente chegou lá, um exame de raio-X constatou que ela estava com 50% do pulmão comprometido e a saturação estava muito baixa. E foi aí que decidiram internar ela", conta.
Luana Gurgel era estudante de administração e não tinha comborbidades. — Foto: Arquivo pessoal

Cairo Yuri começou uma campanha nas redes sociais para conseguir a transferência da companheira para São Luís. Em poucas horas, a postagem teve centenas de curtidas e viralizou. A mobilização chegou até autoridades do estado e transferência da jovem foi garantida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O que parecia estar se encaminhando para um desfecho feliz, teve uma reviravolta após uma piora no estado de saúde de Luana na sexta-feira (26). Por conta disso, a jovem precisou passar por uma cesárea de urgência. Em poucas horas, o pequeno Bento veio ao mundo.

No sábado (27), horas após o nascimento do bebê e devido a complicações da Covid-19, a estudante não resistiu e acabou falecendo.

'Todo cuidado é pouco'
Luana não tinha doenças pré-existentes e a gestação de oito meses seguia tranquila, até ela ter sido infectada pelo coronavírus. Cairo conta que a jovem 'tinha uma saúde melhor do que a dele' e seguia todos os protocolos sanitários para evitar ser infectada.

O jovem pede que a população pare de banalizar a doença e continue dando o exemplo.

"As pessoas precisam se conscientizar, porque todo cuidado é pouco. Se as pessoas tendo cuidado ainda está acontecendo isso, imagina quem não está? Imagina quem ignora tudo isso ou para quem acha que é bobagem tudo isso. Eu agora só quero mostrar que as pessoas tem que dar o exemplo, não pode banalizar esse vírus, como ele já foi banalizado", afirma.
O pequeno Bento continua internado na UTI Neonatal do Hospital Macrroregional de Imperatriz, no MA. — Foto: Arquivo pessoal
Bento e o futuro
Logo após o nascimento, o pequeno Bento precisou ser entubado em uma ala especial e fazer dois testes para a Covid-19, devido ao diagnóstico da mãe. O teste foi divulgado nessa segunda-feira (1º), e deu negativo.

O bebê já foi liberado da ala especial e foi transferido para a UTI Neonatal do Hospital Macrorregional. Segundo o pai de Bento, ele está reagindo muito bem ao tratamento, mas ainda não há previsão de alta.

Juntos há 1 ano e três meses, Cairo e Luana faziam muitos planos para o futuro com o bebê. Ainda abalado com a perda da jovem, o estudante agora tenta pensar no futuro com o pequeno Bento e cumprir a promessa que fez a companheira.

"Eu prometi na hora na despedida, prometi a mim mesmo que eu vou dedicar a minha vida e vou cuidar dessa criança. Ele é uma parte da Luana e do nosso amor que ficou aqui. A gente sempre conversava, ela falava 'nosso filho vai ser um grande homem, vou educar ele para ser um homem íntegro, um homem honesto, com caráter, e minha missão é tornar esse desejo dela realidade", conta.








Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: