segunda-feira, 17 de maio de 2021

Após indiano testar positivo para Covid em navio no Maranhão, SES identifica mais dois tripulantes com sintomas da doença

Compartilhar

A Secretaria destaca que toda a tripulação foi colocada em quarentena e isolada em cabines individuais na embarcação. E que o navio permanece em alto mar, na área de fundeio, e não chegou a atracar no porto, em São Luís. (Foto: Divulgação)
Nesse domingo (16), uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) inspecionou o navio “MV SHANDONG DA ZHI”, que está em quarentena após um tripulante indiano testar positivo para a covid-19 e ser internado em um hospital particular de São Luís.

Segundo a SES, nesse domingo foi feita uma avaliação clínica dos demais tripulantes da embarcação e a coleta de amostras para diagnóstico da Covid-19 e investigação epidemiológica dos casos suspeitos.

Durante a inspeção, foram coletadas 23 amostras do tipo PCR, sendo 21 de pessoas assintomáticas e duas de pessoas sintomáticas. As amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA) e para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, que fará o sequenciamento genômico.

A SES destaca que, em relação aos dois tripulantes sintomáticos, o comandante da embarcação foi orientado a fazer a transferência deles a uma unidade de saúde, para que recebam acompanhamento médico, de acordo com os protocolos de emergência em saúde pública.

Ainda de acordo com a Secretaria, o primeiro tripulante a testar positivo para Covid-19 segue internado em hospital da rede privada.

A Secretaria destaca que toda a tripulação foi colocada em quarentena e isolada em cabines individuais na embarcação. E que o navio permanece em alto mar, na área de fundeio, e não chegou a atracar no porto, em São Luís.

Segundo levantamento feito pela SES, os 24 tripulantes embarcaram no navio “MV SHANDONG DA ZHI” na África do Sul, na Cidade de Cabo. A Secretaria segue acompanhando o caso, sob coordenação da ANVISA, do Governo Federal.

Tripulante indiano testou positivo para a Covid-19

A SES-MA informou, na noite do último sábado (15), que um indiano, tripulante do navio “MV SHANDONG DA ZHI”, deu entrada em um hospital da rede privada de São Luís, com sintomas da Covid-19. A SES afirmou que tomou conhecimento do fato após ser informada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do governo federal.

"O paciente testou positivo para Covid-19 por meio de exame PCR, e a amostra coletada foi encaminhada ao LACEN/MA para posterior envio ao Instituto Evandro Chagas, que realizará sequenciamento genômico", informou a SES, por meio de nota.

Segundo o relatório repassado pela Anvisa ao governo do Estado, o indiano é um homem de 54 anos, que está internado. Ele começou a sentir os sintomas da covid no dia 4 de maio, apresentando febre.

Apesar dos procedimentos médicos terem sido realizados, os sintomas persistiram. Diante do quadro de saúde do tripulante, ele foi levado ao hospital na última sexta-fera (13). De acordo com a SES, a remoção do paciente foi realizada por meio de helicóptero, por determinação médica.

A Índia é a líder mundial em número diário médio de novas mortes por coronavírus e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante do novo coronavírus identificada no país está sendo classificada como digna de preocupação global, pois ela se dissemina mais facilmente.

A SES foi informada, ainda, pela Anvisa que o navio em que o indiano estava encontra-se em quarentena (área de fundeio) no litoral maranhense, para isolamento dos demais tripulantes.

A SES foi notificado pela Anvisa para que siga tudo o que é determinado pelo protocolo sanitário, devendo fazer a coleta de exame de teste de Covid, o PCR, em toda a tripulação. De acordo com Secretaria Estadual de Saúde, o procedimento já está sendo realizado.

De acordo a Secretaria, ela segue acompanhando o caso, sob coordenação da Anvisa.

Imirante.com, com informações da SES
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: