domingo, 23 de maio de 2021

Ministério da Saúde afirma que testes enviados ao Maranhão serão usados em barreiras sanitárias

Compartilhar
Foto: De Jesus/O Estado
Nesse sábado (22), o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou em entrevista coletiva, que o Ministério da Saúde vai liberar 600 mil testes rápidos para identificar possíveis casos da variante indiana de Covid-19 em São Luís. Os testes serão usados em barreiras sanitárias, que serão instaladas em aeroportos e nas fronteiras do estado.

“O Ministério da Saúde, no intuito de aumentar o controle e a eficiência dessas medidas de bloqueio, vai encaminhar 600 mil unidades de testes rápidos para o estado do Maranhão para que se faça um bloqueio de pacientes, de passageiros nos aeroportos e nas fronteiras do estado”, destacou Marcelo Queiroga.

Para efetuar a vigilância genômica, que é uma pesquisa genética capaz de verificar qual a variante do vírus, outros 2,4 milhões de testes serão distribuídos por aeroportos de todo o país e para regiões de fronteira para monitorar possíveis casos da nova variante de covid-19.

Os passageiros que estiverem entrando no estado e apresentarem resultado positivo no teste, deverão ser isolados por dez dias e passarão por pesquisa genômica para identificar se a variante do vírus corresponde à indiana.

"A prioridade agora é o Maranhão, por motivos óbvios. Queremos impedir que haja eventual propagação, que ainda não está comprovada a sua transmissão comunitária", disse o ministro Marcelo Queiroga em coletiva.

Conforme o ministro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também irá auxiliar na vigilância nos aeroportos do país.

Os 600 mil testes sairão amanhã ao meio-dia do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Além disso, o ministério prevê que 2,4 milhões de testes serão distribuídos preferencialmente nas regiões de fronteira com Argentina, Paraguai e aeroportos com trânsito de passageiros internacionais num primeiro momento.

Embora tenha sido registrado um caso da variante indiana no Brasil, de um passageiro de um navio que vinha da Índia e desembarcou no Maranhão, conforme o ministro não há indícios da transmissão comunitária da nova variante no país. O paciente foi intubado e encontra-se em estado grave e hospitalizado no Maranhão.

Agência Brasil 







Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: