quarta-feira, 2 de junho de 2021

O que é a Melanocitose Oculodermal? Dr. Francisco Magalhães, Médico Oftalmologista do CMAC, para uma visão saudável, explica

Compartilhar

Consultas, Exames e Cirurgias de Catarata. Dr. Francisco Magalhães, atende todas as terças-feiras no Centro de Medicina Avançada de Chapadinha-MA - CMAC - Marque sua consulta: 3471 0990| 99130-7421

Também conhecida como Nevus de Ota, a Melanocitose Oculodermal é a hiperpigmentação da pele facial, da conjuntiva (membrana que reveste o olho) e da esclera (parte branca dos olhos).

De coloração azulada ou acinzentada, a doença pode ser congênita, ou seja, a pessoa já nasce com a predisposição de desenvolvê-la, ou surgir durante a adolescência ou gravidez, o que sugere que seu aparecimento esteja relacionado à variação hormonal.

Atualmente, existem lasers dermatológicos que removem a mancha da pele. Já em relação aos olhos, o excesso do pigmento é capaz de causar glaucoma, que acomete 10% dos pacientes, e melanoma de coroide, que ocorre em 1 a cada 400 pessoas.

Por esse risco, o acompanhamento com o oftalmologista e os exames que medem a pressão intraocular e o de fundo de olho são imprescindíveis. Caso a pressão esteja alterada, é necessário o uso de colírios ou a realização de uma cirurgia, e em situações de melanoma, o tratamento mais indicado é a braquiterapia ou a enucleação.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: