sábado, 10 de julho de 2021

Em seu pronunciamento, vereador professor Marcelo Rufino destaca os 151 anos de Brejo-MA

Compartilhar


"O que não queremos e não podemos mais aceitar é ver Brejo no noticiário estadual e/ou nacional de forma negativa, pois a nossa sociedade não quer e não deseja ver a nossa cidade como exemplo negativado", destacou  o parlamentar.

Por Portal  CN1
Em sessão realizada na Câmara Municipal nesta sexta-feira (9), o vereador professor Marcelo Rufino (Republicanos), utilizou a tribuna para destacar os 151 anos de emancipação política de Brejo, a serem completados neste domingo (11). O parlamentar enalteceu o povo ordeiro e trabalhador, homenageou seu filho mais ilustre, Candido Mendes, cobrou a conservação do patrimônio histórico e chamou a atenção de não poder mais aceitar o município de Brejo no noticiário estadual e/ou nacional de forma negativa.

BREJO 151 ANOS 
"Domingo, 11 de Julho, Brejo estará comemorando a emancipação política de uma cidade que ultrapassa a faixa de seu sesquicentenário, são 151 anos daquela que quando de sua fundação foi uma das primeiras cidades do estado do maranhão.

Brejo comemora seus 151 anos de emancipação política no início do século XXI que traz consigo um turbilhão de transformações políticas, econômicas, sociais e culturais no contexto mundial. Vivemos na era informacional, vivemos na era dos avanços tecnológicos, vivemos na era das diversidades, vivemos na era da busca pelo respeito aos direitos humanos, vivemos na era, onde segundo Marx, “tudo que é solido se desmancha no ar”.

Neste contexto ao lançarmos um olhar sobre a cidade de Cândido Mendes, seu filho mais ilustre, na cidade que viu nascer grandes líderes como, Francisco Marques Macatrão, Sebastião Martins de Carvalho, Jose Antônio de Carvalho, Omar de Caldas Furtado, Ismar Carvalho e muitos outros, a cidade que foi cantada em prosa e versos pelos poetas Eugênio de Freitas, Tobias Pinheiro Filho, Júlio Bacelar de Sousa Martins, Roque Macatrão, a cidade que muito aprendeu com os ensinamentos dos professores Honório Martins Ferreira, Jaime Martins de Carvalho,

Othon Melo, Gracinda Pires Macatrão, Maria das Graças Santos, Maria Antônia Sousa Rodrigues, Claudina Pires Macatrão, exemplos de como é orgulho para todos sermos filhos dessa terra querida.

Todavia a História de uma cidade se confunde com a História de seu povo. Toda e qualquer cidade que queira preservar sua História tem por obrigação preservar seu patrimônio histórico material e imaterial e consequentemente a memória das pessoas que fazem o cotidiano da cidade. Resgatar, conservar, preservar a História de Brejo nos seus 151 anos passa pelo resgate da história de vida de seus filhos e filhas, ilustres e também das pessoas comuns, os Josés, as Marias, os Antônios e Antônias, os Bernardos e Bernardas, Joãos e Joanas, pessoas simples que se entrecruzam diariamente pelas ruas, avenidas, becos e vielas de nossa cidade e que coma força de seus braços e o suor de seus rostos trabalham incansavelmente e diuturnamente para o crescimento e desenvolvimento tão almejado por todos nós.

Desta forma fica perceptível o quanto é importante o nosso papel e as nossas funções, pois como filhos e filhas dessa cidade devemos reivindicar, clamar, contribuir e também cobrar por um Brejo que esteja sintonizado e se insira nas transformações que perpassam por todas as cidades de grande, médio e pequeno porte desse país em busca de um desenvolvimento pleno e com justiça social.

Não podemos internalizar a narrativa recorrente de que Brejo é a cidade do “já teve”, precisamos sim desnaturalizar determinados momentos da história da cidade e buscar construir pontes solidas para trilharmos o caminho ao desenvolvimento, pois se o Brasil é a terra onde tudo que se planta dar, o Brejo é a terra onde podemos transforma-la em um celeiro de produção de grãos, soja, arroz, milho, feijão, mandioca voltados para o mercado externo e também o mercado interno.

Podemos transforma-la em um mercado gerador de emprego e renda através da aprovação de políticas de incentivos fiscais para a implantação de indústrias, para o crescimento do comercio e do setor de prestação de serviços, podemos transforma-la em uma cidade educadora com investimentos em educação e cultura, os nossos jovens clamam por um centro de ensino superior público, por políticas públicas de incentivos a cultura, esporte e lazer, podemos transforma-la em uma cidade turística, explorando com responsabilidade social e preservação ambiental as nossas belezas naturais, incentivar o turismo patrimonial com a preservação de nosso patrimônio cultural, material e imaterial e o turismo religioso através de nossa cultura religiosa.

O que não queremos e não podemos mais aceitar é ver Brejo no noticiário estadual e/ou nacional de forma negativa, pois a nossa sociedade não quer e não deseja ver a nossa cidade como exemplo negativado. Os filhos desta terra querida merecem sentir orgulho de nosso Brejo.

Muitos são os desafios que as rajadas de ventos pós-modernos trazidas pelo século XXI nos impõem, desejamos que ao comemoramos os 151 anos de história de emancipação política de nossa querida cidade possamos sermos capazes de superamos todos esses desafios e consequentemente possamos construir um caminho ao desenvolvimento pleno, um caminho rumo ao futuro, pois Brejo já não pode mais esperar. Parabéns BREJO pelos seus 151 anos."

VEREADOR MARCELO RUFINO 
(Republicanos) 
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: