sexta-feira, 16 de julho de 2021

Por que a visão é o sentido mais determinante? Dr. Francisco Magalhães, Médico Oftalmologista do CMAC, para uma visão saudável, explica

Compartilhar


Consultas, Exames e Cirurgias de Catarata. Dr. Francisco Magalhães, atende todas as terças-feiras no Centro de Medicina Avançada de Chapadinha-MA - CMAC - Marque sua consulta: 3471 0990| 99130-7421

Você sabia que a visão é o sentido mais determinante na nossa relação com o ambiente?

Desde que nascemos vamos construindo nosso mundo a partir de nossas experiências. Para que isso aconteça pegamos informações do ambiente através de todos os nossos sentidos: visão, tato, paladar, olfato e audição.

É a partir dessa soma que toda nossa percepção e interpretação em relação ao mundo vão tomando forma. Ou seja, todos os sentidos trabalham juntos. Entretanto, a visão pode ser considerada o sentido mais “importante” nesse processo.

Por que a visão é o sentido mais determinante?

Por mais que nossa relação com o ambiente envolva muitas outras fontes de informação, além daquela que vêm dos olhos, cerca de 80% de tudo que captamos vem através do sentido da visão, enquanto os outros 20% restantes se dividem entre olfato, tato, paladar e audição.

Estudos também mostram que a parte mais sofisticada do nosso cérebro (grande parte do neocortex) está relacionada com o processamento da informação visual. E além disso, nosso sistema visual é composto por aproximadamente 1.500.000 fibras enquanto apenas 200.000 fibras compõem o sistema auditivo.

Essas curiosidades mostram o quanto o cuidado com a visão é importante, desde sempre!

Fonte: Hospital de Olhos de SP
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: