quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Fique de olho: 3 cuidados com a visão ao praticar esportes | Dr. Francisco Magalhães, Médico Oftalmologista do CMAC, para uma visão saudável, explica

Compartilhar

Consultas, Exames e Cirurgias de Catarata. Dr. Francisco Magalhães, atende todas as terças-feiras no Centro de Medicina Avançada de Chapadinha-MA - CMAC - Marque sua consulta: 3471 0990| 99130-7421

Que a prática de esportes é saudável para o corpo e a mente, todo mundo sabe. Mas você sabia que é necessário tomar alguns cuidados para evitar acidentes durante atividades físicas? Especialmente em relação aos olhos, existem precauções indispensáveis que garantem o bem-estar ao longo de todo o exercício.

No futebol, para se ter uma ideia, os jogadores — principalmente aqueles com distúrbios de refração, como miopia e hipermetropia — devem atentar-se ao uso de óculos adequados, com alta resistência ao impacto e proteção contra a radiação solar.

E você, também é um dos apaixonados pelo futebol aos finais de semana ou outro esporte que exige esforço físico? Então dê uma olhada nestes 3 cuidados fundamentais:

1 – Consulte o oftalmologista

As consultas regulares ao oftalmologista são indicadas a todas as pessoas, mas sobretudo aos atletas. Só assim, com acompanhamento de um especialistas em saúde ocular, é possível prevenir lesões futuras, diagnosticar problemas de visão e tratar possíveis traumas causados pela prática de esportes.

2 – Use óculos de proteção

Seja na água ou ao ar livre, as atividades físicas requerem o uso de óculos protetor. Além de contribuir para a segurança do atleta, esse item ajuda a garantir uma boa performance ao longo do exercício.

No caso da natação, o óculos serve para manter os olhos a salvo do cloro usado na piscina e facilitar a visão do nadador. Já no ciclismo e no vôlei de praia, ele evita o contato com ciscos, como areia e outros fragmentos, e também preserva os olhos contra os raios UVA e UVB.

3 – Não exagere no impacto

Na prática de esportes, todo cuidado é pouco. Por isso, preste bastante atenção ao fazer seus movimentos para que eles não gerem problemas à sua visão — descolamento de retina, fratura de órbita e inflamações são alguns danos que podem ocorrer nos olhos.

No futebol, por exemplo, vale evitar cabeçadas e caprichar no preparo físico para minimizar as chances de lesões.

Agora que você sabe quais os cuidados necessários com a visão ao praticar esportes, que tal dividir estas dicas com seus amigos? Compartilhe o post no Facebook!

Fonte: Hospital dos Olhos de SP

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: