quinta-feira, 5 de agosto de 2021

O que significa pressão intraocular elevada e por que controlá-la. | Dr. Francisco Magalhães, Médico Oftalmologista do CMAC, para uma visão saudável, explica

Compartilhar

Consultas, Exames e Cirurgias de Catarata. Dr. Francisco Magalhães, atende todas as terças-feiras no Centro de Medicina Avançada de Chapadinha-MA - CMAC - Marque sua consulta: 3471 0990| 99130-7421

A pressão intraocular (PIO) é uma medida utilizada para analisar a tensão nos olhos. Ela está diretamente relacionada à capacidade de circulação do humor aquoso, um líquido produzido e eliminado nas câmaras anterior (área entre a córnea e a íris) e posterior (área entre a íris e o cristalino).

O humor aquoso, formado por água e sais dissolvidos, é muito importante para manter a temperatura interna do olho, além de nutrir a córnea. Quando esse líquido, por algum motivo, não escoa e fica represado, a pressão intraocular aumenta e pode causar a morte das células sensoriais — esse quadro é conhecido como glaucoma.

Sintomas da pressão intraocular elevada

Nem sempre a elevação da pressão intraocular se manifesta por meio de sintomas, sendo que às vezes é preciso realizar exame oftalmológico para verificá-la. Porém, existem alguns sinais que podem indicar alterações na PIO, tais como:

Redução da visão periférica

Dor intensa nos olhos

Dor de cabeça

Vermelhidão nos olhos

Dificuldades para enxergar

Náusea e vômito

Aumento de tamanho das pupilas

Visão turva e embaçada

Lembre-se de que é fundamental consultar regularmente o seu oftalmologista para realizar testes de rotina e evitar o desenvolvimento de doenças.

O que costuma elevar a pressão intraocular

Como vimos no início do post, a elevação da pressão intraocular ocorre quando o humor aquoso fica acumulado dentro do olho. Mas, afinal, o que leva a esse desequilíbrio entre a produção e eliminação do líquido? As principais causas estão relacionadas a fatores como:

Produção de líquido ocular em excesso

Histórico familiar de glaucoma

Obstrução do sistema de drenagem do olho

Uso prolongado de medicação Prednisona ou Dexametasona

Trauma no olho ocasionado por pancadas, sangramento, tumor ocular ou inflamação

Realização de cirurgia nos olhos, principalmente o procedimento para o tratamento de catarata

Os riscos da pressão intraocular elevada

A pressão alta nos olhos, uma característica do glaucoma e da esclerite, causa a danificação do nervo óptico e compromete a visão. Essa doença pode acometer adultos, idosos e crianças, mesmo sem manifestar sintomas, e até levar à cegueira. Por isso, é imprescindível consultar o oftalmologista e realizar exames preventivos.

Como manter a pressão intraocular controlada

Embora não exista cura para o glaucoma, é possível controlar a pressão intraocular por meio do uso de colírios e remédios. Dependendo do caso de alteração na PIO, talvez seja necessário o tratamento com laser ou cirurgia. No entanto, alguns hábitos, como seguir uma dieta balanceada, reduzir os níveis de estresse, moderar o consumo de álcool e consultar o oftalmologista periodicamente, ajudam a monitorar a pressão dos olhos.

Agora que você já sabe o que significa pressão intraocular elevada e qual a importância de atentar-se a esse diagnóstico, que tal dividir essas informações com seus amigos? Compartilhe este post em suas redes sociais!

Fonte: Hospital de Olhos de SP
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: