quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Vereador João Leriano emite Nota de Pesar em decorrência do falecimento do Senhor Claro Patrício, em Brejo-MA

Compartilhar

 

Por Portal CN1

O vereador João Leriano (PSD) lamenta, em nota de pesar pela morte do lavrador aposentado Claro Patrício, aos 90 anos ocorrido nesta quarta-feira (4/8), no município de Brejo de causas naturais.

Seu Claro morador do povoado Saco das Armas 'Vila das Almas' na zona rural de Brejo deixa familiares e amigos enlutados.

"Meus sentimentos a toda família enlutada. Homem forte e guerreiro, que lutou por suas terras, seu povo, e suas origens. Sempre viajou em busca de melhoria para seu povo. Hoje deixa tudo e faz sua viagem eterna. Descanse em paz seu Claro Ferreira da Costa. Que Deus o tenha em seu trono. AMÉM!".

João Leriano
Vereador (PSD)
Brejo-MA

HISTÓRIA / Por Luis Antonio Pedrosa, Advogado

Seu Claro (Claro Ferreira da Costa), sexta geração do líder negro, intitulado Capitão Timóteo, que recebeu as terras de Saco das Armas por serviços guerreiros prestados na Guerra dos Balaios. Claro nasceu em 2 de março de 1931, lutou até seus últimos dias pela recomposição do território coletivo de Saco das Armas.

Foi vítima do latifúndio, teve sua casa incendiada várias vezes e respondeu a vários processos por lutar pelo chão onde nasceu. De pé, chegou a ir a Bacabal e São Luís em busca de solução para os conflitos fundiários que até hoje ameaçam o território. Fez promessas a Nossa Senhora Aparecida para que a "terra prometida" ficasse em poder dos quilombolas. Morreu em paz, pobre, surdo, acometido pelas sequelas da velhice e do trabalho da roça. É um símbolo da luta quilombola no país.





Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: