quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Vereador Professor Marcelo Rufino emite Nota de Pesar pelo falecimento do lavrador aposentado, Senhor Claro Patrício

Compartilhar

 

Por Portal CN1

O vereador professor Marcelo Rufino (Republicanos) manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do lavrador aposentado senhor Claro Patrício, ocorrido nesta quarta-feira (4/8), no município de Brejo de causas naturais.

Morador do povoado Saco das Armas (conhecido como Vila das Almas), o senhor Claro Patrício tinha 90 anos.

"Neste momento de muita tristeza, venho externar meus sentimentos aos familiares e amigos do senhor Claro Patrício, um homem de fibra, lutador e muito importante na história de Brejo. Que Deus dê conforto aos seus corações e dê forças para transformar toda dor desta perda irreparável em fé e esperança”.

Professor Marcelo Rufino
Vereador Republicanos /Brejo-MA

HISTÓRIA / Por Luis Antonio Pedrosa, Advogado

Seu Claro (Claro Ferreira da Costa), sexta geração do líder negro, intitulado Capitão Timóteo, que recebeu as terras de Saco das Armas por serviços guerreiros prestados na Guerra dos Balaios. Claro nasceu em 2 de março de 1931, lutou até seus últimos dias pela recomposição do território coletivo de Saco das Armas. 

Foi vítima do latifúndio, teve sua casa incendiada várias vezes e respondeu a vários processos por lutar pelo chão onde nasceu. De pé, chegou a ir a Bacabal e São Luís em busca de solução para os conflitos fundiários que até hoje ameaçam o território. Fez promessas a Nossa Senhora Aparecida para que a "terra prometida" ficasse em poder dos quilombolas. Morreu em paz, pobre, surdo, acometido pelas sequelas da velhice e do trabalho da roça. É um símbolo da luta quilombola no país.




Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: