sábado, 25 de setembro de 2021

Maranhão aprova adoção da dose de reforço contra a Covid-19 para trabalhadores da saúde

Compartilhar


Decisão foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Esquema heterólogo, com doses de fabricantes diferentes, será adotado para a vacinação dos profissionais.
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância da Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão, aprovou na quinta-feira (23) a adoção da aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19, em profissionais da saúde que atuam nas redes públicas estadual, municipais e privadas.

A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, nessa sexta-feira (24). A partir da decisão, terão prioridade de vacinação os trabalhadores da saúde que estiverem exercendo suas funções nas unidades de saúde.

De acordo com Carlos Lula, será adotado o sistema heterólogo, que combina imunizantes diferentes, nas situações de indisponibilidade do esquema homólogo. No caso dos profissionais da saúde que tomaram a vacina CoronaVac, irão receber a 3ª dose da Pfizer.

“A intercambialidade de vacinas em situações de indisponibilidade de vacina homóloga, de certo, vai permitir a aceleração e o reforço da vacinação dos profissionais de saúde, então vamos aproveitar esse momento para elevar a imunização das pessoas e vencer a luta contra a Covid-19”, disse Carlos Lula.

A comissão também aprovou que os trabalhadores da saúde de estabelecimentos de assistência, vigilância, regulação e gestão à saúde serão contemplados com a dose de reforço, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.

Comissão Intergestores Bipartite

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é uma comissão colegiada que integra a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, a comissão possui 20 membros, sendo 10 indicados pela SES e outros 10 que são indicados pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: