terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Governo Bolsonaro ignora Anvisa e pede apenas quarentena a viajantes não vacinados que cheguem ao Brasil

Compartilhar


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda a exigência de comprovante de vacinação contra Covid para que estrangeiros entrem no país.

247 - Ignorando a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no sentido de exigir o comprovante de vacinação contra Covid-19 de estrangeiros que chegam ao Brasil, o governo Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (7) que viajantes não imunizados deverão cumprir somente uma quarentena de cinco dias ao chegarem em território nacional. As informações são do portal Brasil 247.

Os ministros Marcelo Queiroga, da Saúde, e Ciro Nogueira (PP-PI), da Casa Civil, disseram que a intenção do governo é promover uma "reabertura das fronteiras" em razão do alto nível de vacinação da população brasileira.

Segundo o anúncio, após a quarentena, os viajantes precisarão testar negativo para Covid-19 em um teste RT-PCR.

Continua valendo também a exigência de um teste negativo do tipo RT-PCR, realizado até 72 horas antes, para os passageiros que venham do exterior e desembarquem no Brasil.

Para contrariar a Anvisa, Queiroga utilizou o argumento de que é preciso respeitar a liberdade dos que se negam a receber a vacina. "É necessário defender as liberdades individuais, respeitar os direitos dos brasileiros acessarem livremente as políticas públicas de saúde. E é assim, como falou o ministro Ciro Nogueira [Casa Civil], que já conseguimos imunizar com as duas doses cerca de 80% da população brasileira acima de 14 anos, a nossa população vacinável, mais de 175 milhões de habitantes".

Foto: Reprodução
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: