segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Gastão Vieira lamenta aumento do número de crianças não alfabetizadas

Compartilhar


“Infelizmente, eu já tinha a intuição de que a ausência presencial dos alunos nas salas de aula traria uma queda enorme na alfabetização das crianças. Algumas não aprenderam a ler e outras desaprenderam”, alerta o deputado Gastão Vieira.
O deputado Gastão Vieira comentou o resultado da pesquisa da organização “Todos Pela Educação”, que comprovou o aumento em 1 milhão no número de crianças de 6 e 7 anos não alfabetizadas no Brasil.

O estudo foi produzido com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2012 a 2021 e compara os números correspondentes ao terceiro trimestre de cada ano. O estudo também analisa os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a Educação Pública brasileira.

Segundo a organização, a não alfabetização das crianças em idade adequada traz prejuízos para aprendizagens futuras e aumenta os riscos de reprovação, abandono e/ou evasão escolar. Por isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a alfabetização como foco principal da ação pedagógica nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.





Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: