sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Lira diz que Câmara vai discutir semipresidencialismo a partir de março

Compartilhar


Alguns analistas veem a proposta como uma forma de impedir um possível governo do ex-presidente Lula (PT), aumentando os poderes do presidente da Câmara.

Presidência, Reunião de Líderes. Dep. Arthur Lira PP - AL (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), disse nesta quinta-feira, 10, que a Casa vai começar a discutir uma Proposta de Emenda Constitucional para instituir o semipresidencialismo no Brasil a partir de março. Segundo Lira, a ideia é começar a discutir um texto entre março e junho. As informações são do portal Brasil 247.

Alguns analistas veem a proposta como uma forma de impedir um possível governo do ex-presidente Lula (PT), favorito, segundo as recentes pesquisas, para ganhar as eleições presidenciais deste ano. A PEC aumentaria os poderes do presidente da Câmara, diminuindo as funções do presidente da República. No entanto, Lira defendeu que o novo regime passe a vigorar apenas em 2030.

“A Câmara vai propor pegar os meses de março, abril, maio e junho para discutir os semipresidencialismo, sem nenhum tipo de pressão de votação, sem nenhum tipo de texto pronto, sem perspectiva de votação antes da eleição, para que a gente possa deixar que qualquer texto seja discutido e analisado e escolhido pelos parlamentares com o Congresso novo, que será escolhido em outubro”, disse Lira (foto) há pouco em entrevista coletiva.




Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: