quarta-feira, 25 de maio de 2022

Cerca de 69 mil adultos se declararam homossexuais ou bissexuais no Maranhão, diz IBGE

Compartilhar

Bandeira LGBT — Foto: Pixabay
Cerca de 69 mil adultos se declararam homossexuais ou bissexuais no Maranhão, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) - 2019, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa terça-feira (25).

O IBGE aponta que a população adulta, maior de 18 anos, no Maranhão era de 4.850 milhões de pessoas em 2019, sendo que 94,1% se declararam heterossexuais (4.562 milhões) e 1,4% se declararam declararam homossexuais ou bissexuais (69 mil).

A pesquisa destaca também que, no Estado, 219 mil pessoas não quiseram responder ou não sabiam sua orientação sexual, o que corresponde a 4,5% da população adulta pesquisada.

Essa foi a primeira vez que o IBGE coletou dados sobre a orientação sexual da população brasileira. As informações foram divulgadas em caráter experimental, pois ainda não atingiram um grau completo de maturidade em termos de harmonização, cobertura ou metodologia. Até então, a estatística disponível sobre a temática LGBTQIA+ no Instituto era a de casais do mesmo sexo.

Metodologia

Os dados sobre orientação sexual foram coletados, em 2019, no módulo da PNS que investigou a atividade sexual, destinado aos moradores de 18 anos ou mais. Seguindo a metodologia da pesquisa, o entrevistado foi selecionado aleatoriamente, dentre os moradores do domicílio no momento da entrevista, para responder sobre sua orientação sexual.

Ele respondeu à pergunta “Qual é sua orientação sexual?” e teve as seguintes opções de resposta: heterossexual; homossexual; bissexual; outra orientação sexual; não sabe; e recusou-se a responder. Ciente de que esse tema é sensível, o IBGE buscou assegurar, durante a entrevista, a privacidade para que o informante pudesse responder à pergunta, sendo inclusive oferecido que ele mesmo preenchesse a resposta no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), utilizado pelos entrevistadores para o registro das informações.

Fonte: G1 MA
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: