segunda-feira, 11 de julho de 2022

"Parabéns Brejo pelos 152 anos de emancipação política e administrativa", homenagem do vereador professor Marcelo Rufino

Compartilhar


Portal CN1
Brejo hoje completa 152 anos de emancipação política e administrativa. Em um momento bastante especial para todos os brejenses é de suma importância fazermos uma reflexão sobre o nosso município. Lembrar, agradecer e honrar as pessoas que fizeram de nossa cidade o município que no início do século XX, foi a segunda cidade mais importante do interior do estado do Maranhão.

Eu sei que hoje é um dia de exaltarmos o passado, honrarmos os pioneiros da história, afinal um povo que não conhece a sua história está fadado a repeti-la. E o problema de repetir a história, é que muitas vezes a gente repete também os nossos erros. Hoje quero homenagear a nossa cidade, quero homenagear os nossos pioneiros e seus descendentes que ainda hoje contribuem para escrevermos a história do Brejo que no passado foi dos Anapurus.

É preciso analisarmos o passado e sentirmos orgulho dos caminhos que esta cidade percorreu, todavia, mais do que olhar e me orgulhar do passado, eu quero fixar a minha mente no futuro. O futuro é o que nos interessa de fato. O futuro é a única coisa sobre a qual nós podemos fazer alguma coisa.

A chegada do século XXI, nos impõe grandes desafios para a construção de uma cidade melhor. É necessário desnaturalizar o estigma de que “Brejo é a cidade do já teve”, é de suma importância pensarmos no futuro, o que nós estamos deixando para as próximas gerações. Qual a cidade desejamos construir para nossos filhos, netos e bisnetos? Que caminhos nós estamos desbravando para construir um futuro mais promissor para as próximas gerações? Nós temos a obrigação de construir aqui o alicerce para o futuro. Temos a obrigação de entregar para as próximas gerações uma cidade melhor do que temos hoje.

Eu me comprometi com este município, e tenho trabalhado todos os dias para fazer de Brejo uma cidade melhor, não apenas como vereador, mas como professor, como pai, e como uma pessoa que ama esta terra. Nesse 12 de julho de 2022, um momento em que homenageamos aqueles que escrevem a nossa história, quero me dirigir a você trabalhador, muitas vezes anônimos, como os muitos esquecidos que se perderam ao longo da história. Você que acorda cedo e vai para o seu trabalho, para com esforço e honestidade garantir o sustento da sua família.

É o trabalho que dignifica o ser humano. E todo aquele que consegue viver uma vida digna, indiretamente está contribuindo para construir uma cidade melhor. Hoje quero homenagear os nossos empresários que geram emprego e renda para o nosso município. Quero render a minha homenagem a você, que mesmo com todas as dificuldades em exercer o seu ofício em um país inchado com a burocracia, contribui para o desenvolvimento econômico da cidade.

Quero homenagear você, meu amigo agricultor, que trabalha todos os dias com a maior riqueza que uma pessoa pode produzir. Você que enfrenta todos os tipos de adversidades e mesmo assim não esmorece e confia na construção de uma cidade melhor. Quero render minha homenagem a todos aqueles que muitas vezes, tendo todos os motivos, não desanimam, e não se afastam do bom caminho. A todos àqueles que muitas vezes marginalizados pela nossa sociedade, seguem trabalhando para construir uma vida melhor. Vocês todos estão construindo a história do nosso município.

Em um momento tão especial, da qual a nossa querida e amada cidade completa 152 anos de emancipação política e administrativa é obrigação de seus legisladores e administradores tenham mais responsabilidade e compromisso com presente, é necessário construirmos pontes, estradas, é urgente oferecermos caminhos através da educação que nos leve a um futuro melhor para todos. É pelo futuro que aqui estamos, é pelo futuro que trabalhamos no presente. Parabéns Brejo pelos seus 152 anos.

Vereador professor Marcelo Rufino
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: