quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Presidente do STF condena hostilidade contra ministros da Corte

Compartilhar

Foto: /Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, voltou a condenar os ataques verbais sofridos por ministros da Corte durante conferência realizada no último fim de semana em Nova York, nos Estados Unidos.

Durante a abertura da sessão de julgamento dessa quarta-feira (16), a presidente reiterou nota à imprensa, divulgada na segunda-feira (14), na qual afirmou que atos de intolerância e violência moral contra qualquer cidadão são incompatíveis com a democracia.

Em seu discurso, Rosa Weber afirmou que agressões não estão acobertadas pela liberdade de expressão. "A liberdade de expressão, em absoluto, abriga agressões e manifestações que incitem ódio e violência, inclusive moral", disse.

A ministra lembrou ainda que o Dia Internacional da Tolerância, proclamado pela Unesco, é celebrado hoje, e afirmou que a tolerância sustenta a democracia e o Estado democrático de direito.

"Tolerância não é concessão, condescendência ou indulgência. Antes de tudo é uma atitude ativa de reconhecimento dos direitos humanos universais e das liberdades fundamentais dos outros. Em nenhum caso pode ser usada para justificar violações desses valores fundamentais", afirmou.

Durante o período em que estiveram nos Estados Unidos, os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram alvo de xingamentos por manifestantes brasileiros.

Os ministros participaram do evento privado Lide Brazil Conference.

Agência Brasil
Compartilhar

Author: verified_user

Um comentário:

  1. Mas o PT é um lixão podre, por outro lado E isso esses Minsitros jamais vêem..
    Toda vez que você faz uma escolha, está transformando a parte central de você, a parte de você que escolhe, em algo um pouco diferente do que era antes.

    E tomando sua vida como um todo, com todas as suas inúmeras escolhas, durante toda a sua vida você está lentamente transformando essa coisa central em uma criatura celestial ou uma criatura infernal (PeTismo):

    ou em uma criatura que está em harmonia com Deus, e com outras criaturas, e consigo mesmo, ou então em um que está em estado de guerra e ódio com Deus, e com seus semelhantes, e consigo mesmo.

    Ser um tipo de criatura é o céu: isto é, é alegria e paz e conhecimento e poder. Ser o outro significa loucura (PeTismo), horror (PT), idiotice (Partido dos Trabalhadores), raiva, impotência e solidão eterna. Cada um de nós, a cada momento, está progredindo de um estado para o outro.

    ResponderExcluir