terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Militares que assinaram carta política serão punidos por Forças Armadas

Compartilhar


Carta divulgada no fim de novembro fazia alusão às eleições e indicava descontentamento com o resultado.

Processo de punição foi iniciado na semana passada. (Reprodução)
O Alto Comando das Forças Armadas iniciou o processo de punição dos militares que assinaram a carta chamada Carta dos Oficiais Superiores da Ativa ao Comandante do Exército Brasileiro. O documento começou a circular no fim de novembro em grupos de aplicativos de mensagem e contava com a assinatura de centenas de pessoas entre civis, militares da reserva e da ativa.

Ainda no dia da publicação da carta, o Exército divulgou nota em que evidenciou que a assinatura do documento de cunho político incidia em desvio de conduto. “Os militares da ativa, por definição legal e por compromisso com a Nação Brasileira, são apartidários em suas condutas, preservando os valores pertinentes à carreira das Armas. São servidores do Estado, cuja coesão em torno de suas missões constitucionais é reforçada, permanentemente, pela liderança de seus Comandantes nos diversos níveis hierárquicos”.

Segundo o jornalista Robson Bonin, o o processo de punição dos militares da ativa que assinaram o documento começou na quinta-feira (8). Eles receberam o FATD (Formulário de Apuração de Transgressão Disciplinar). O mecanismo garante ao suposto transgressor o direito de apresentar sua defesa por escrito, podendo produzir provas, arrolar testemunhas e anexar documentos. Após o recebimento do FATD, o Alto Comando irá iniciar as investigações e decidir pela punição, ou não.

Ipolítica, com informações de Veja
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: