sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Governo Brandão promove formatura de mais 400 alunos do IEMA em São Luís

Compartilhar

O governador Carlos Brandão participou, na quarta-feira (25), em São Luís, da colação de grau de 484 alunos das unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) São Luís - Centro, Bacelar Portela e Itaqui Bacanga. A cerimônia ocorreu no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Pelo IEMA Pleno São Luís - Centro colaram grau 185 estudantes dos cursos técnicos em Eventos, Informática, Meio Ambiente, Produção de Áudio e Vídeo e Serviços Jurídicos. Pelo IEMA Pleno Bacelar Portela foram 148 alunos dos cursos técnicos em Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática para Internet e Mecânica.
Do IEMA Pleno Itaqui Bacanga foram 151 estudantes que tiveram o grau outorgado. Além de concluírem o ensino médio, eles sairão da unidade como técnicos em Eletroeletrônica, Eletromecânica, com Informática para Internet e Portos.
“É um momento de muita emoção para os que estão se formando, para as famílias que sonharam com esse momento. É um novo momento na vida dessas pessoas que, agora, estão capacitadas e vão em busca do mercado de trabalho. Essa é uma bandeira que a gente vem lutando há tempos, a capacitação é importante para que eles ocupem o mercado e tenham uma vida melhor, uma vida mais digna”, afirmou o governador Carlos Brandão.

O governador comemorou a transformação na vida dos estudantes e reassegura o seu compromisso como o eixo do desenvolvimento, que envolve a profissionalização, seguida da geração do emprego e renda.

“A educação é a única maneira de mudar a vida das pessoas e nós estamos fazendo isso, avançando e ampliando as oportunidades, porque todos tem que ter o mesmo direito em poder estudar, se profissionalizar e arrumar um emprego de qualidade. Vamos continuar nesse eixo principal do nosso programa de governo, que é o eixo de desenvolvimento, gerando emprego, renda, passando pela profissionalização. Esse é o caminho”, assegurou Brandão.

O diretor-geral do IEMA, Alex Oliveira, falou da expectativa de vitória para os formandos e suas famílias ao participarem do ato de conferência de grau.

“É uma sensação de muita alegria, de contentamento extremo. A palavra que mais traduz o momento é ‘vitória’; é algo que não nasce da noite para o dia, é uma vitória que foi conquistada em três anos, que faz parte do sonho dos pais e, sobretudo, do esforço muito grande do formando”, explicou o diretor-geral.

O professor e coordenador de estágio do IEMA pleno São Luís - Centro, Júnior Neves falou do momento recompensante de ver os alunos serem absorvidos pelo mercado de trabalho. “A ocasião é de orgulho e dever cumprido, alguns desses alunos estão se engajando no mercado, neste ano, como nossos parceiros já estão absorvendo. O pagamento do professor é ver os alunos se formando e conquistando os seus sonhos”, destacou o educador.

Formandos comemoram
João Pedro dos Reis, de 18 anos, recebeu o grau de técnico em Eventos e já está inserido no mercado de trabalho. “Para mim, foi muito útil, era uma área que eu já tinha muita vontade em conhecer. A área de eventos é um ramo de muitas possibilidades, tanto é que eu já estou trabalhando em grandes empresas daqui de São Luís, com profissionais renomados da área”, afirmou.

Agora técnico em Eletromecânica, Anderson Bruno Lima, de 18 anos, comemora que está prestes a ter sua carteira assinada, o que facilita a sua independência financeira e a possibilidade de ajudar os pais.

“O IEMA proporcionou diferentes desenvolvimentos para cada aluno, e quero agradecer a Deus por ter sido um desses alunos contemplados. Comecei o estágio e estão quase para assinar minha carteira. Agora eu já posso comprar minhas coisas e sou muito feliz por poder ajudar meus pais, que era o meu maior objetivo”, ressaltou o formando.

O formando Herllon Ferreira, de 17 anos, que recebeu o grau de técnico em Informática, agradeceu a experiência transformadora proporcionada pelo Instituto. “Me sinto muito realizado em estar me formando pelo IEMA, neste curso que desejo para a minha vida toda. Me sinto feliz em representar o IEMA, em ter podido participar de projetos de extensão, de robótica, viajar pelo Brasil e interior do Maranhão. Tudo aconteceu de forma transformadora, me sinto muito grato ao IEMA”, agradeceu.

Adriano da Luz, de 18 anos, que se formou em técnico em audiovisual, já está empregado como técnico em Áudio e Vídeo. “Eu pude participar de exposições, entender como é o mercado. Já participei de videoclipes, de documentários. Alguns dos trabalhos da nossa turma foram indicados a festivais como o Guarnicê. Estou acabando de me formar e já estou empregado como técnico em Áudio e Vídeo”, disse.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: